Edição online quinzenal
 
Terça-feira 9 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Mostra em NY explora papel da fotografia ao longo do tempo

21-02-2014 - Alessandra Corrêa

A exposição “A Collective Invention: Photographs at Play”, em cartaz na Morgan Library & Museum, em Nova York, tem como foco as diferentes funções desempenhadas pela fotografia ao longo dos anos, tanto como ferramenta para documentar os acontecimentos quanto como obra de arte. Esta imagem de 1869, intitulada “The Dream” (“O Sonho”), é obra da fotógrafa britânica Julia Margaret Cameron. Crédito: Collection of Clifford Ross.

As diferentes funções desempenhadas pela fotografia ao longo dos anos, seja como ferramenta para documentar os acontecimentos ou como obra de arte, são tema de uma exposição que será inaugurada nesta sexta-feira, em Nova York.

A mostra "A Collective Invention: Photographs at Play", em cartaz na Morgan Library & Museum, reúne 85 fotografias de diferentes períodos históricos.

Segundo os organizadores da mostra, o objectivo é apresentar uma selecção eclética de obras, exibidas em uma sequência que "conecta de maneira provocante imagens divergentes em formato, escala, processo e período histórico".

"A exposição explora as conexões entre fotografias que podem, à primeira vista, parecer não relacionadas, um gesto que convida o espectador a uma relação criativa com cada obra", diz o Director do museu, William Griswold.

A Morgan Library & Museum foi fundada em 1906 para abrigar a colecção de arte, manuscritos e livros raros do banqueiro americano John Pierpont Morgan. Em 1924 foi transformada em instituição pública.

A mostra fica em cartaz até 18 de Maio.

A exposição “A Collective Invention: Photographs at Play”, em cartaz na Morgan Library & Museum, em Nova York, tem como foco as diferentes funções desempenhadas pela fotografia ao longo dos anos, tanto como ferramenta para documentar os acontecimentos quanto como obra de arte. Esta imagem de 1869, intitulada “The Dream” (“O Sonho”), é obra da fotógrafa britânica Julia Margaret Cameron. Crédito: Collection of Clifford Ross

Os organizadores da mostra afirmam que seu objectivo é apresentar uma selecção eclética de fotografias, exibidas em uma sequência que “conecta de maneira provocante imagens divergentes em formato, escala, processo e período histórico”. Esta obra do fotógrafo experimental alemão Heinz Hajek-Halke é do fim dos anos 1920. Crédito: Collection of David Raymond, © Michael Ruetz, Heinz Hajek-Halke Archiv / courtesy Johanna Breede PHOTOKUNST

A foto produzida nos anos 1910 pelo estúdio Schagge Brothers, de Minneapolis, é intitulada “91 Brandle & Smith Candies” e mostra os diferentes tipos de chupas da marca Brandle & Smith. CRÉDITO: The Morgan Library & Museum

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome