Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 5 de Dezembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cruz Magalhães e Bordalo Pinheiro: 100 anos depois

05-08-2016 - N.A.

Artur Ernesto de Santa Cruz Magalhães (1864-1928) é o nome do fundador do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, situado no Campo Grande, em Lisboa. No próximo dia 6 de agosto, o Museu celebra 100 anos e oferece ao público, a partir das 19 horas, uma série de atividades comemorativas da data.

Foi nos idos de 1916 que Cruz Magalhães, poeta e colecionador, abriu ao público o seu museu “privado”, único no género, à época, em Portugal. Partindo da coleção bordaliana por si reunida com zelo, fruto da admiração profunda nutrida pelo trabalho multifacetado de Bordalo Pinheiro, é hoje possível visitar neste espaço museológico erguido de raiz com a finalidade de apresentar a obra do artista, desenhos, ilustrações e peças cerâmicas plenas de qualidade e humor.

O Museu, instalado na moradia premiada com uma Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1914, corresponde assim à concretização do sonho de um homem que, fruto de desgostos pessoais se entregou a reunir, através de aquisições e doações, a vastíssima obra que constitui hoje a maior parte do espólio de Rafael Bordalo Pinheiro ao cuidado deste equipamento – atualmente gerido pela EGEAC.

Sobretudo conhecido do público enquanto caricaturista autor da famosa figura Zé Povinho, e pela fundação da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, Rafael Bordalo Pinheiro criou e dirigiu uma série de títulos, de que são exemplo os jornais  Lanterna Mágica ,  O António Maria ,  Os Pontos nos II A Paródia . Cruz Magalhães e Bordalo Pinheiro ter-se-ão cruzado uma vez em vida mas a sua ligação resiste até aos dias de hoje e alimenta projetos contínuos de revisita a uma obra afinal cheia de atualidade.

No próximo dia 6 de agosto, a partir das 19 horas, o MBP homenageia o seu fundador com a proposta de uma  visita guiada , e animada, à exposição permanente; a apresentação de uma  mostra documental  referenciada à época e, a fechar, um brinde a Cruz Magalhães acompanhado da projeção, ao ar livre, de filmes de animação   realizados por alunos de Zepe, professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. [EGEAC]

MUSEU BORDALO PINHEIRO

Campo Grande, 382
1700-097 Lisboa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome