| CONHECER O MUSEU DO DINHEIRO
22-07-2016 - N.A.
Do edifício da antiga Igreja de S. Julião, em plena Baixa Lisboeta, o Museu do Dinheiro fez a sua casa. Após seis anos de projeto, o museu abriu as portas em abril deste ano como um lugar vivo de conhecimento e lazer, de inovação e de criação de valor.
O novo espaço museológico, único na sua vocação, expõe o acervo numismático, notafílico e artístico do Banco de Portugal, ao mesmo tempo que apresenta diferentes formas de dinheiro, a sua história e o papel que desempenha na transformação das sociedades.
Na exposição, a abordagem contemporânea dos dispositivos multimédia dialoga com objetos surpreendentes, revelando artigos pré-monetários, moedas e notas do mundo, bem como instrumentos de fabrico, a história da banca e o papel do dinheiro na vida dos cidadãos.
Para além da exposição permanente, o museu acolhe, de momento, três mostras temporárias: Ânforas Imperiais , uma exposição de arqueologia; Cada Dia , uma instalação artística da autoria de Pedro Valdez Cardoso, e Passagem para outro lado , de Teresa Milheiro.
[ texto de Ana Rita Vaz ]
Voltar |