| AS MIL APOTEOSES DE MINNELLI
03-06-2016 - N.A.
Até jun/16
A primeira retrospetiva integral da Cinemateca Portuguesa dedicada a Vincente Minnelli tem início em maio, com a projeção dos seus filmes musicais. O mês de junho é dedicado aos melodramas e comédias deste grande cineasta com um requintado sentido estético.
Um artificialismo exacerbado de elevado cariz pictórico serve nos seus belíssimos melodramas como forma de pronunciar o desajuste dos personagens na relação com o meio em que vivem: os adolescentes de Chá e Simpatia ou A Herança da Carne , a prostituta de Deus Sabe Quanto Amei , a figura arquetípica do pintor visionário em A Vida Apaixonada de Van Gogh ( Lust for Life ). O mesmo princípio se verifica em comédias como A Mulher Modelo (um jornalista desportivo inadaptado ao universo da alta costura) ou As Noivas do Papá (uma criança que acaba de perder a mãe).
Como escreveu Jean Domarchi, Minnelli é “um autor de filmes que assume o passado da pintura e assegura a sua sobrevivência, o fundador de um novo maneirismo, muito consciente das suas possibilidades com a elegância e delicadeza de um Paris Bordone ou de um Pontormo”. LAE
PROGRAMAÇÃO
LOCAL
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39
1269-059 Lisboa
Voltar |