| Colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento” reuniu um conjunto de interessados no tema na Casa da Cultura da Raposa
27-05-2016 - N.A.
Foram perto de seis dezenas de pessoas que se reuniram na Casa da Cultura da Raposa (Raposa – Almeirim) para assistir ao Colóquio “Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento”, promovido pela Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge e pela Junta de Freguesia da Raposa, no passado dia 21 de maio. Contou com a participação de várias pessoas a título individual, autarcas locais e de várias instituições, dos vários pontos do país, entre os quais o Sr. Presidente e o Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Lourinhã (Sr. João Carvalho e Sr. Fernando Oliveira, respetivamente), e a Sr.ª D.ª Maria Ramalho, Presidente do ICOMOS Portugal.
O painel contou com três comunicações que trouxeram realidades distintas do país. Armando Carvalho Ferreira, investigador na área da molinologia, natural de Albergaria-a-Velha, abordou o tema dos moinhos de vento no Distrito de Aveiro, não só pela questão técnica e tipológica, com as suas próprias especificidades (o caso dos moinhos da Murtosa), como também “revirando” um pouco a face da moeda para aqueles que construíam moinhos.
Já Fátima Nunes, moleira no Moinho do Boneco, em Moita dos Ferreiros, Lourinhã, deu-nos não só a conhecer o seu moinho, como também a candidatura dos moinhos de vento do Oeste a Património da Humanidade, da qual deu o pontapé de saída. Por fim, Samuel Rodrigues Tomé, investigador na área do património e história local, trouxe a realidade da região, dominada pela Ribeira de Muge, nomeadamente da raridade de aqui terem existido moinhos de vento, e de como se estabeleceram os processos identitários da comunidade com estes.
A sessão terminou com um apontamento musical com três temas do Romaceiro da Ribeira de Muge. No final houve ainda espaço para um momento de lanche-convívio.
|
Mesa do Painel "Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses".
Da esquerda para a direita: Armando Ferreira, Maria Nélia Castelo (moderadora), Samuel Tomé e Fátima Nunes.
Fotografia de Helena Fernandes. |
Voltar |