| Os artistas Mexicanos podem pagar os impostos com ARTE
22-04-2016 - HPN
Os artistas mexicanos tinham por hábito encontrar sempre uma forma de se livrarem de pagar impostos – o que fez com que o governo do país deixasse de arrecadar uma significativa receita fiscal. Mas há que convir que viver de arte não é uma tarefa simples.
Tendo que entrar forma de resolver a questão, o governo mexicano encontrou há décadas uma solução criativa para evitar a prisão de artistas: o Pago em Espécie , programa fiscal mexicano de pagamento de impostos com arte.
A solução é tão simples – e eficaz – que admira não ter sido seguida já em todo o Mundo.
Os artistas mexicanos – sejam pintores, desenhadores, escultores ou outros – em vez de pagarem em dinheiro o equivalente mexicano do IRS, podem entregar ao governo uma parte das suas obras de arte.
O modelo é simples. Os artistas que vendam de 1 a 5 obras por ano, doam 1 ao governo; quem vender de 6 a 8 doa 2, e a doação via aumentando, até um limite de 6 obras doadas por ano.
As obras doadas são avaliadas por peritos de arte do governo, que verificam se condizem com a qualidade do que os artistas habitualmente produzem.
As peças são então distribuídas por museus e edifícios estatais em todo o país.
Algumas das obras são também enviadas para galerias de arte em todo o Mundo , como forma de divulgar a arte e a cultura mexicanas.
Actualmente, há já mais de 700 artistas envolvidos no programa Pago em Espécie , e o governo adquiriu com isso mais de 7 mil obras de arte.
O sucesso do programa é tão grande que, recentemente, foi necessário adquirir um novo depósito para guardar as obras que ainda não foram catalogadas.

Fonte: Hypeness
Voltar |