Edição online quinzenal
 
Domingo 12 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Fóssil encontrado na Tunísia, machimosaurus rex, o maior 'crocodilo' marinho já encontrado

15-01-2016 - N.A.

Machimosaurus rex, as novas espécies de crocodilomorfos encontrados em África, é o maior 'crocodilo' marinho já encontrado. A descoberta põe em questão a extinção massiva de espécies no período Jurássico.

Uma equipe internacional de paleontólogos descobriram a maior espécie de cocodrilomorfo, um grupo que inclui crocodilianos existentes e extintos, de seu tempo.

Eles apelidaram machimosaurus rex, digamos, em um artigo na revista "Research Cretáceo". O gigante 'Jacaré' viveu 120 milhões de anos atrás, em lagoas costeiras, localizada onde hoje se encontra o deserto da Tunísia.

Este é o maior "crocodilo" habitante dos oceanos já conhecidos, embora tenha sido um pouco menor do que o Sarcosuchus imperator, que viveu em água doce 140 milhões de anos atrás, de acordo com a revista "National Geographic", que contribuiu para o desenvolvimento do estudo.

A partir de fragmentos de fósseis encontrados, os cientistas estimam que o seu crânio mede 160 centímetros, enquanto o próprio crocodilo chegou a 10 metros de comprimento e pesava cerca de 10 toneladas.

 

Houve uma extinção em massa?

O réptil gigante viveu no período Cretáceo Inferior, que se seguiu à era jurássica durante o qual é atribuída uma extinção em massa de espécies. Ou seja, a constatação diz que se desaparecimento em grande escala ocorreu no Jurássico, algumas espécies gigantes como os próprios machimosaurus, sobreviveram a ela.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome