Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Museu de Arte Antiga inaugurou ontem exposição com 60 obras da colecção Masaveu

27-11-2015 - N.A.

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, inaugurou ontem, às 18:00, uma exposição com 60 obras de grandes mestres da pintura espanhola, como Goya e El Greco, da colecção Masaveu, uma das mais importantes em Espanha.

De acordo com o museu, a exposição intitula-se "Coleção Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola. El Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla", e resulta de um projecto especialmente concebido para o MNAA.

As obras que o museu vai apresentar fazem um percurso entre a Idade Média e o século XX, ilustrando o contributo de artistas espanhóis para a própria História da Pintura, desde Fernando Gallego a Ribera, de Murillo a Fortuny.

A colecção privada Masaveu integra obras reunidas "ao longo de três gerações de uma família referencial do tecido económico do país vizinho e da elite do coleccionismo espanhol".

Esta exposição, segundo o MNAA, será feita em parceria com a produtora de espectáculos Ritmos, que organiza o festival de música Paredes de Coura, e que colabora com o museu pela segunda vez.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante colecção pública de arte antiga do país, desde pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Ribera, Murillo e Zurbarán são alguns dos pintores que fazem parte do acervo do MNAA, com parte importante das suas obras.

Fonte: Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome