Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Moedas e cascos de ouro são descobertos em túmulo de 2 mil anos na China

27-11-2015 - N.A.

Arqueólogos chineses descobriram 75 moedas de ouro e barras em forma de cascos de cavalo em um túmulo de um aristocrata da Dinastia Han Ocidental (206 a.C. - 24 d.C.).

Os objectos de ouro (24 cascos de ouro e 50 moedas de ouro muito grandes) são o maior lote individual de artigos de ouro descoberto em uma tumba da dinastia Han. Foram desenterrados da tumba do primeiro "Haihunhou" (marquês de Hiahun) na Província de Jiangxi, no leste da China.

As moedas pesam em torno de 250 gramas cada, e os cascos variam entre 40 e 250 gramas, disse Yang Jun, que coordena a equipe de escavação.

Os artigos estavam empacotados em três caixas colocadas abaixo de um leito da câmara principal da tumba. De acordo com Yang, os objectos de ouro parecem haver sido dados ao marquês pelo imperador.

Os pesquisadores seguem trabalhando na câmara principal da sepultura em um cemitério Haihunhou, o mais completo conhecido da Dinastia Han Ocidental. Tem quase 40 mil metros quadrados e contém oito tumbas e um local de enterro para cavalos usados para puxar carroças.

Acredita-se que a tumba pertence a Liu He, neto do imperador Wu. Li recebeu o título de "Haihunnhou" logo que foi deposto como imperador depois de ocupar o cargo por apenas 27 dias. Haihun é o nome antigo de um reino muito pequeno no norte de Jiangxi.

A escavação do local começou em 2011. Os artefactos desenterrados até agora incluem um retrato de Confúcio, cerca de 3 mil tábuas de madeira e de bambu e uma grande quantidade de artigos de bronze, ouro e jade.

Fonte: Xinhua

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome