Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cinema urgente para ajudar refugiados

30-10-2015 - Joana Carvalho Reis

O Doclisboa promove três sessões da secção Cinema de Urgência. A entrada é paga com donativos que vão ser entregues para ajudar os refugiados que vão chegar a Portugal.

"Cinema de Urgência" é uma das secções do Doclisboa. Não é nova, mas este ano tem uma alteração. As sessões sempre foram gratuitas. Nesta edição, três delas passam a ser "pagas" com donativos que serão entregues ao Centro Português para os Refugiados.

A ideia surgiu de forma natural. O director Tiago Afonso explica que foi "uma espécie de encadeamento. Primeiro a urgência do tema, depois o aparecimento de diversos filmes sobre o tema e depois o sentimento de tentar fazer alguma coisa mais prática e tentar ajudar de uma forma mais clara".

As sessões acontecem terça, quarta e quinta-feira, sempre às 21:30, no Cinema São Jorge. A lista de donativos em géneros (pode ser consultada aqui) inclui material de higiene, repelente de mosquitos, leite, fraldas e papas para bebé e comida com prazo de validade mais alargado, como conservas ou arroz.

O conceito de "Cinema de Urgência" abrange filmes que muitas vezes não são feitos para serem projetados numa sala de cinema. Tiago Afonso explica que normalmente têm como destino a Internet e focam os assuntos que por norma não chegam aos media, "e nesse sentido são coisas que são urgentes de revelar".

Este ano, na secção, era inevitável que um dos assuntos fosse a crise dos refugiados. O responsável do Doclisboa diz que, de repente, apareceram muitos filmes sobre este tema, em grande parte filmados pelos próprios refugiados, que atualmente têm tecnologia que permite registar a viagem e as dificuldades que atravessam.

Tiago Afonso explica o número crescente de filmes sobre a crise dos refugiados

Alguns destes registos podem ser vistos quarta-feira em "Growing Home", que é também o nome de um dos documentários.

Antes, também na secção Cinema de Urgência, esta terça-feira, "Am I Next" junta filmes que retratam casos de violência policial em Portugal e nos Estados Unidos. Já na quinta.feira, "Artigo 65" reflete sobre o direito à habitação, com projetos de realizadoras portuguesas e espanholas.

Assuntos de urgência, que têm sempre um espaço de debate no final da projeção, com convidados.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome