Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OS HERÓIS DA COSTA DO CASTELO
‘Entraria nesta sala…’ no Teatro Nacional D. Maria II

23-10-2015 - N.A.

Há figuras que nunca se esquecem e, por mais que o tempo passe, a memória de várias gerações jamais as deixará morrer. Vasco Santana, Maria Matos, António Silva e Beatriz Costa, com o enorme talento que emprestaram a personagens que colaram à pele, fazem parte dessa restrita galeria de inesquecíveis. São eles, e toda uma época, que o autor Ricardo Neves-Neves e a encenadora Sandra Faleiro homenageiam em Entraria Nesta Sala…

Costa do Castelo, 1945. Em pleno coração da Lisboa bairrista, Paizinho, Bibizinha, Titi e Sobrinho são surpreendidos com a aparição de Nossa Senhora. Graças ao domínio em línguas do empresário Paizinho, a mensagem em castelhano torna-se completamente percetível: cabe aos quatro chegar a Berlim e matar Hitler.

Os personagens são facilmente identificáveis e a relação umbilical destes com os filmes também. Estamos em 2015, é certo, “mas é como se estivéssemos em plenos anos 40, perante uma peça que reunisse no elenco” nada mais, nada menos, do que Vasco Santana (Ricardo Neves-Neves), Beatriz Costa (Joana Campelo), Maria Matos (Cristina Carvalhal) e António Silva (Rui Melo). Essa é a intensão expressa por Ricardo Neves-Neves que, a um desafio de Sandra Faleiro, constrói uma comédia-homenagem aos atores inesquecíveis que protagonizaram alguns dos filmes mais populares do cinema português.

Mas a peça vai ainda mais longe e evoca toda uma época, sublinhando que “a Segunda Guerra Mundial também faz parte da história de Portugal”. Para Neves-Neves, “a Lisboa da década de 40, era uma espécie de Disneylandia criada pelo salazarismo, que aparentava viver à margem de um mundo em destruição”. E é precisamente nessa Lisboa superficialmente “festiva” que ocorre, anos depois da Cova da Iria, “a aparição da Costa do Castelo”, com uma Nossa Senhora que só fala castelhano (mas que promete vir a dominar o português para evitar equívocos) a entregar a quatro portugueses com queda para o teatro a messiânica missão de salvar o mundo.

Entraria Nesta Sala… é assim, como refere a encenadora, “uma comédia meio fantasiosa onde decidimos ter o prazer de brincar com atores que iremos sempre admirar, mas evitando cair na imitação ou na caricatura”. A ironia e o absurdo, marcas sempre muito fortes nos textos de Neves-Neves, estão presentes, e nem o desfecho amargo e reflexivo faltam a este entrelaçado de imagens, palavras e canções que se inscreveram no imaginário coletivo dos portugueses.

[texto de Frederico Bernardino; fotografias de Francisco Levita]

ENTRARIA NESTA SALA…
22 out a 8 nov/15

Teatro Nacional D. Maria II
Praça D. Pedro IV
1100-201 Lisboa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome