Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Museu Municipal de Almeirim
Outubro 2015:
“O que comemos!?”

09-10-2015 - N.A.

No sentido de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Museu propõe um conjunto de actividades dirigidas ao ensino pré-escolar e ao 1º ciclo. A obesidade, nomeadamente a infantil, preocupa tanto docentes como encarregados de educação e o estímulo à alimentação saudável torna-se cada vez mais pertinente. As sessões a desenvolver durante estas semanas, serão orientadas para o tema da alimentação e como vem sendo habitual, proporcionando o contacto dos intervenientes com o acervo do Museu.

Ao nível do pré-escolar e através de acções lúdico pedagógicas, os participantes terão que relacionar alimentos segundo o seu meio de origem, agrupando-os; organizá-los por cores; integrar cada alimento no nível correspondente na pirâmide dos alimentos; e na oficina de trabalhos manuais, através de recortes de folhetos de divulgação de produtos alimentares, irão conceber um prato com a sua refeição mais ou menos saudável, segundo o que apreenderam nas anteriores acções.

Para os alunos do primeiro ciclo e tendo em conta o ano que frequentam, as actividades serão semelhantes, sendo que no final, para além de conceberam o seu prato de refeição mais ou menos saudável, contarão as calorias (ainda que os valores de referência não sejam absolutamente reais) de forma a exercitarem o cálculo matemático.

Os principais objectivos deste conjunto de sessões são:

- assinalar o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de Outubro);

- estimular para uma alimentação saudável;

- distinguir os “bons” dos “maus” alimentos;

- explorar a origem do que comemos;

- estimular os trabalhos manuais;

- exercitar o reconhecimento de grupos através das cores;

- desenvolver o cálculo matemático;

- divulgar o cervo do Museu.

Destinatários : ensino pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Calendarização : de 13 a 30 de Outubro.

Condições : manhã: 10 horas; tarde: 14 horas | duração 1 hora e 30 minutos | sujeita a marcação prévia.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome