Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

DIAS DE 'ENTRADA LIVRE'
O D. Maria II de portas abertas

11-09-2015 - N.A.

A nova temporada do Teatro Nacional D. Maria II abre comEntrada Livre, no fim de semana de 11 a 13 de setembro. Para além das estreias de cinco produções em sala, destaque para uma grande homenagem a Eunice Muñoz.

Bem-vindos a “uma  casa nova  com 170 anos”. Foi assim que, na apresentação da Temporada 2015/16, Tiago Rodrigues concluiu a sua primeira intervenção enquanto novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), minutos depois de ter anunciado que, no fim-de-semana de 11 a 13 de setembro, “o público terá acesso gratuito a todas as atividades e iniciativas propostas pelo Teatro” nessas datas.

“Considero que entrar num Teatro Nacional é um direito de qualquer cidadão”, sublinha Rodrigues, salientando a iniciativa  Entrada Livre  como um convite a esse exercício de cidadania. Porém, o programa não se fixará apenas no espaço do TNDM II, partindo mesmo “para lá das paredes do Teatro.”

Assim, e ao longo dos três dias, para além das antestreias das peças que marcam a  rentrée  do TNDM II – as tragédias de  Ifigénia ,  Agamémnon  e Electra , escritas por Tiago Rodrigues a partir de leituras de Eurípedes, Ésquilo e Sófocles; e  Coleção de Amantes , de Raquel André, a abrir o Ciclo Recém-Nascidos, na Sala Estúdio –, a Praça do Rossio vai acolher uma Feira do Livro de Teatro e um ciclo de leituras de textos dramáticos ao ar livre. O Teatro das Compras , iniciativa anual promovida nas Festas de Lisboa, terá também uma edição extra, a decorrer em lojas da zona envolvente ao TNDM II; e o público mais jovem não será esquecido, com Inês Barahona e Catariana Requeijo a apresentarem  É bom mandar?  em estreia mundial.

Para além destas propostas,  Entrada Livre  contará ainda com duas conversas com políticos na Sala Garrett, com dois concertos a decorrer na varanda do Largo de São Domingos, e com uma nova exposição,  A Coleção de Partituras do TNDM II , com curadoria de David Cranmer. Tónan Quito descortinará, numa leitura encenada, um pouco daquilo que será o seu Ricardo III , peça de Shakespeare com estreia agendada para outubro.

A fechar esta programação, o TNDM II homenageia, no domingo, a partir das 19 horas, uma das grandes atrizes da ‘casa’: Eunice Muñoz. Com  74 Eunices  é assinalado o 74.º aniversário da estreia da atriz, ocorrida em 1941 com a peça  Vendaval , de Virgínia Vitorino, produzida pela Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, e encenada, precisamente, no palco da Sala Garrett. Um tributo prestado por 74 atrizes portugesas, dirigidas por Cristina Carvalhal, que dizem falas de textos que outrora foram ditas por Eunice Muñoz. 

[ por Frederico Bernardino ]

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome