Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O QUE VAMOS LER NESTE VERÃO

24-07-2015 - Paula Teixeira

Vou terminar o segundo volume da obra A Minha Luta de Karl Ove Knausgärd. Uma descoberta com cerca de 6 meses que me deixou rendida à primeira frase: “Para o coração, a vida é simples: bate enquanto pode. Depois para”. Simplicidade não é, contudo, palavra que se aplique à escrita deste norueguês de 46 anos, que na narrativa da sua vida transcende o registo autobiográfico ou diarístico. A descrição de gestos do quotidiano, de factos aparentemente banais, é feita sob uma tensão constante que gera no leitor a expetativa de que alguma coisa está para acontecer. E está: páginas magistralmente preenchidas com reflexões sobre a vida, a arte, a morte, o amor, a filosofia.

O outro livro, diretamente relacionado com as minhas férias, é O Colosso de Maroussi de Henry Miller. Considerado pelo próprio como uma das suas melhores obras, relata a sua descoberta da Grécia, para onde viajou a convite do amigo e também escritor Lawrence Durrell. A minha curiosidade começou por ser turística: poder comparar a descrição que faz dos locais por onde vou passar com as minhas próprias observações. Contudo, as tensões presentes nas circunstâncias em que Durrell realizou a viagem - corria o ano de 1939 e os ventos da guerra sopravam já pela Europa – e as atuais pareceram-me outro excelente motivo para conhecer esta obra do autor de Trópico de Câncer.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome