Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Web-autores chineses abraçam “era de ouro” no tempo da Internet

10-07-2015 - Chen Ying

BEIJING - A literatura chinesa na Internet tem registado um crescimento nos últimos dez anos. Com o grande número de web-novelas adaptadas para filmes e telenovelas, os escritores da web estão abraçando a “era de ouro”. Alguns dos escritores ganham até mais de 10 milhões de yuans (1,6 milhões de dólares) anualmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal de Beijing “Jinghua Shibao”, os sites da literatura para web oferecem aos autores um acesso mais baixo, enquanto os escritores próprios têm mais canais para publicarem suas obras e ganharem mais dinheiro.

No início, os escritores da web publicaram suas obras nos fóruns online. Bu Feiyan, uma web-autora e professora da literatura chinesa da Universidade Renmin da China, afirmou que escreveu novelas na internet para se divertir quando começou a criar sua primeira obra no site “tianya.cn”, o maior web-fórum da China.

“Em breve, porém, fiquei surpreendida com que muitos leitores gostam da minha obra. Cerca de quatro meses depois, um editor me deixou uma mensagem no meu blog, perguntando se eu queria publicar minha obra”, disse Bu.

Até o momento, Bu tem publicado 25 livros, a maioria dos quais foram serializadas em um site de web-literatura, onde as pessoas podem os ler após o pagamento. Desde o início deste ano, ela tem trabalhado como roteirista para um web-drama.

“Em certo grau, a Internet mudou minha vida. Web-escritores têm mais oportunidades para se tornarem ricos, se eles tiverem talentos, esforços e fãs suficientes”, assinalou ela.

Quase todos os sites de literatura virtual incluem uma função de recompensa. Os leitores podem atribuir aos web-autores o dinheiro, que podem ser “intercambiados” por dinheiro.

Fãs são muito importantes para os web-escritores. Alguns sites incentivam a “economia de fãs”. Eles publicam mensalmente o ranking de escritores populares, que são eleitos por votos dos leitores. No entanto, os leitores têm que pagar para votar. Mais pagam, mais alto o posto o escritor favorito obterá na lista.

Há cerca de uns 20 melhores web-escritores na China, chamados “autores de platina” ou “Zhigaoshen (Deus supremo) ”. De acordo com o ranking dos web-escritores chineses de 2014, Tangjiasanshao, que ficou no 1º lugar, ganhou 50 milhões de yuans (8,06 milhões de dólares) anualmente por concessão dos direitos autorais, enquanto os autores que ficaram no 2º e no 3º lugar da lista também tinham renda de mais de 25 milhões de yuans (4,03 milhões dólares).

As web-novelas populares são bem procuradas nas indústrias de filme, telenovela, animação e game. Até o fim do ano passado, os direitos autorais dos 114 web-novelas tinham sido comprados por diferentes empresas. Dentro dessas obras, 90 serão adaptadas para telenovelas, enquanto as outras serão para filmes. Além disso, grandes grupos da web-literatura foram fundados um após outro, e gigantes chineses da Internet, tais como “tencent.com”, promoveram a web-literatura a um novo patamar, o que vai estimular os web-autores e os recursos de direitos autorais de qualidade.

Fonte: Diário do Povo

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome