Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE ALMEIRIM
ESCOLA DE FOLCLORE DE ALMEIRIM

06-03-2015 - N.A.

Em 23 de Abril de 1961 foi estreado em Almeirim, o Rancho Infantil. Com repertório diferente, este agrupamento foi sempre o “alimentador” do nosso rancho em termos de elementos jovens, que ao atingir uma maior idade se mudavam (alguns) para o nosso grupo. Com alguns interregnos pelo seu percurso, este rancho infantil viria a terminar já no princípio dos anos 2000. A partir desta data sentiu-se alguma dificuldade em angariar jovens de ambos os sexos, para pertencerem ao nosso grupo. A esta dificuldade juntou-se a vontade de muitos pais que queriam que os seus filhos andassem num rancho infantil, ou por vontade das crianças, ou por desejo dos pais de os manterem ocupados numa atividade lúdica, de grande interesse local, onde poderiam aprender alguns usos e costumes dos seus antepassados.

Esta ideia foi sendo alimentada nesses contactos de rua, até que por sugestão do senhor Presidente da Câmara, Profº José de Sousa Gomes (presidente na altura) e com a garantia do seu apoio, avançou-se neste árduo projeto.

Iniciaram-se alguns contactos para aferir da viabilidade deste projeto e no dia 18 de Novembro de 2008, na Casa do Povo de Almeirim, fez-se o primeiro ensaio da ESCOLA DE FOLCLORE, como parte integrante do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim.

A adesão foi excelente por parte dos pais e familiares, que fizeram questão de aparecerem em força neste primeiro dia, dando-nos muita força para iniciarmos um novo projeto na vida deste Rancho. Os ensaios começaram e após o grupo estar preparado para dançar em público e de ter os trajes devidamente escolhidos e prontos, pensou-se na sua estreia. Estreia essa que aconteceu no dia 4 de Setembro de 2010, no palco principal do “Pão, Vinho e Companhia”, em Almeirim, a anteceder o nosso Festival Nacional de Folclore.

Após rasgados elogios por parte do público presente e de pessoas com responsabilidades nesta área, do folclore, esta Escola continuou a apresentar-se em vários eventos para que era convidado, tanto em Almeirim, como fora, tendo realizado já o seu primeiro encontro infantil de folclore, no dia 25 de Fevereiro de 2012.

Com esta Escola de Folclore, devidamente trajada, conforme recolha feita para a sua constituição, esperamos muito sinceramente estar a prestar um bom serviço ao Folclore de Almeirim, assim como ao Folclore Nacional, na defesa e divulgação das nossas tradições culturais, das nossas danças e cantares.

Sendo esta Escola de Folclore, pertença do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, esperamos também poder contar com estes jovens no futuro, para assim integrarem o grupo adulto.

Por tudo isto deixamos aqui o convite : a todas as crianças de Almeirim e arredores, que queiram aprender as nossas danças e cantares, as nossas tradições, as tradições dos nossos avós, a aparecerem na Casa do Povo de Almeirim, todas as sextas-feiras, por volta das 21:30h.

É completamente gratuito e mantém o seu filho(a) numa atividade que pode não ser a mais moderna, mas decerto uma das mais saudáveis.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome