“Os Maias” no Olga Cadaval
28-11-2014 - N.A.
O filme “Os Maias”, de João Botelho, a partir da obra de Eça de Queiroz vai ser exibido no Centro Cultural Olga Cadaval, no próximo dia 28 de Novembro, pelas 22h00.
Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Formado em medicina e posteriormente educado numa longa viagem pela Europa, Carlos da Maia regressa a Lisboa, para grande alegria do avô. Nos catorze meses seguintes, nasce, cresce e morre a comédia e a tragédia de Carlos como a tragédia e a comédia de Portugal. A vida ociosa do médico aristocrata, acompanhado pelo seu par amigo, o manipulador João da Ega, leva-o ao dolce fare niente, até que se apaixona por uma mulher tão bela como uma madona e tão cheia de mistérios, como as heroínas da estética naturalista.
A vertigem: paixão louca para lá dos negrumes do passado, um novo e mais negro precipício, o incesto. Mesmo sabendo que Maria Eduarda é a irmã a paixão de Carlos não morre e vai ao limite.
“Os Maias”, escrito por Eça de Queiroz, melodramático, divertido e melancólico, aponta um destino sem remédio, tanto para a família Maia como para Portugal.
Voltar |