Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O melhor vinho do mundo é português. Do Douro

21-11-2014 - N.A.

Eleição é da revista "Wine Spectator". Há três vinhos do Douro no top 10.

O vinho do Porto Vintage Dow´s 2011, do grupo Symington, foi eleito na sexta-feira (14-11_2014) o melhor vinho do ano pela revista norte-americana "Wine Spectator".

No top 10 dos melhores vinhos do mundo da revista há ainda mais dois vinhos do Douro, no 3.º e 4.º lugares: o Chryseia 2011 Douro DOC Prats & Symington e o Quinta do Vale Meão Douro 2011, ambos com 97 pontos.

Entre os critérios desta selecção, publicada anualmente desde 1988, a prioridade é dada à qualidade, preço e disponibilidade dos vinhos. No ranking de 2013, Portugal também esteve presente com dois vinhos do Douro, a Quinta do Passadouro Douro 2010, no 37.º lugar, e a Quinta do Crasto Reserva Old Wines 2010, na 81ª posição.

O grupo Symington, que este ano tem dois vinhos no top 10 da "Wine Spectator", já tinha conseguido, em 2003, com o Chryseia 2001 (94 pontos) colocar o primeiro vinho de mesa português no top dos melhores vinhos do mundo da Wine Spectator.

A vila do Pinhão no Vale do Douro em Portugal é uma terra tranquilo num cenário deslumbrante. Das margens do rio subir alguns dos vinhedos mais belos de Portugal, subindo as encostas íngremes numa série de terraços rochosos. Eles são preenchidos com uma grande variedade de uvas portuguesas nativas que crescem aqui, no Cima Corgo.

Esta é a terra natal do vinho do Porto, o vinho de sobremesa que durante séculos foi classificado como um dos maiores tintos doce do mundo, sabores ricos que se tornam suaves com o tempo.

Com o 2011 vintage, viticultores do Douro acertaram no jackpot. Condições climatéricas de crescimento ideal resultou numa série de vinhos ainda fresco e equilibrado poderosamente frutados. As duas últimas décadas têm visto o surgimento de vinhos de mesa do Douro, e eles são notáveis em 2011

Em 2011, o Porto subiu às alturas notáveis de qualidade, com alguns viticultores declarando-o o melhor do vintage dos últimos 50 anos. Vinte e cinco Portos Vintage 2011 marcaram 95 pontos ou mais na Wine Spectator escala de 100 pontos.

Maior pontuação Porto do vintage é o da Dow’s. Ergue-se como um monumento à qualidade e modernização do Douro. Não excessivamente doce, o 2011 da Dow’s oferece uma abundância de aderência, a interacção de álcool e taninos pré-requisito para uma vida longa.

O vinho vem da família Symington, que está no Porto desde 1882 e é o maior proprietário de terras do Douro, com cerca de 2.400 hectares, distribuídos por 26 quintas. Tendo valorizado a maioria dessas propriedades que são de vinha, a Quinta do Bomfim, na periferia de Pinhão, e Quinta da Senhora da Ribeira, mais longe rio acima em direcção à fronteira espanhola.

Juntas, as duas quintas fornecem mais de três quartos da mistura: Touriga Franca (40 por cento) oferece sabores de frutas de seda, Touriga Nacional (36 por cento) oferece poder e estrutura, e Sousão (10 por cento) dá cor profunda. O restante vem videiras de plantios mistos.

Enquanto Charles Symington supervisiona as vinhas e as adegas, cinco dos homens Symington tinha uma palavra a dizer na composição de 2011. O melhor seis lotes de fermentação de 44 foram escolhidos para a mistura final. Maceração e fermentação começou em rasas, abertas bacias de granito ( Lagares ), com máquinas que imitam tradicional esmagar das uvas com os pés. O mosto foi drenada para tanques de aço inoxidável para fermentar por 2-3 dias. Aguardente vínica neutra foi adicionado para interromper a fermentação e preservar o frutado, resultando em uma taxa de álcool de cerca de 20 por cento. O vinho estagiou 18 meses em grandes barris de carvalho antes da mistura final e engarrafamento. Os EUA receberam 2.000 dos 5.000 garrafas feitas.

O Dow’s é fermentado com um toque mais seco do que outros portos Symington, com menos açúcar residual. Com taninos compactos a apoiar a fruta preta, chocolate e especiarias sabores concentrados e um acabamento quase infinito.

Este perfil, agradável mais jovem do que é a normal, verdadeiramente representa o estilo moderno do Porto. Espere pelo menos até 2020 para se abrir a 2011, embora ele vai viver muito, muito mais. Como as frutas, doçura, taninos e álcoois evoluir, eles vão chegar ao seu clímax na sublime hedonismo de um maduro Porto Vintage.

Por sua combinação de potência, qualidade e preço justo, e por ser o melhor do melhor de um incrível vintage, Porto Vintage 2011 da Dow é Wine Spectator 's 2014 Wine of the Year.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome