Fechou mais uma loja histórica em Lisboa. Estava aberta desde 1834
28-04-2023 - Daniel Vidal
A Casa Senna vai deixar definitivamente a baixa lisboeta, onde funcionava há quase 200 anos.
São quase 200 anos de história que começaram precisamente na loja da Rua Nova do Almada, em 1834. Segundo o “Público”, que cita um dos proprietários, a Casa Senna irá mesmo encerrar as portas no sábado, 22 de abril.
Na origem do abandono do local histórico está um contrato de um dos espaços ocupados pela loja que acabou por não ser renovado. Sem espaço para operar, é necessário arrumar os equipamentos desportivos e levá-los para novo local, neste caso em Massamá.
A Casa Senna era uma Loja com História e fez-se famosa por ter, por exemplo, vendido as primeiras chuteiras de futebol usadas pelo Sporting. Terá também vendido mesas de bilhar ao rei D. Carlos.
“Temos vindo a aguentar a situação, mas agora já não dá mais. É impossível, não temos condições para continuar de portas abertas ali. Tivemos de tomar esta decisão, com muita mágoa”, revela ao “Público” um dos sócios da empresa.
O espaço que recebeu a certificação de Loja com História da autarquia lisboeta terá estado perto de fechar em 2018, quando um dos senhorios pretendia não avançar para a renovação do contrato. Foram os tribunais que travaram a vontade de retirar dali a Casa Senna. Foi apenas um adiamento de um fim previsível.
No longo historial da casa criada por Alexandre Senna está também o facto de ter sido a primeira loja em Portugal a comercializar produtos da marca Nike.
Fonte: NiT
Voltar |