Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O poder da “Força” de “Star Wars” chegou à Madeira para fazer crescer o turismo cinematográfico

17-03-2023 - Paulo Marmé

A "desconhecida" Ponta de São Lourenço, no Caniçal, Madeira, saltou para a lista de interesses dos fãs de uma das mais famosas sagas do cinema, "Star Wars", à conta das filmagens que ali decorrerão.

As paisagens da ilha da Madeira vão servir de cenário a algumas das cenas do próximo filme da famosa saga “Star Wars” (“Guerra das Estrelas”).

Vão ser realizadas filmagens em vários locais da costa sul e da costa norte da ilha.

Star Wars: Acolyte

Tudo indica que se trata da rodagem de “Star Wars: Acolyte”. Trata-se de uma série que se desenrola 100 anos antes dos eventos de “Phantom Menace” (“Ameaça Fantasma”, o primeiro filme da saga), narrando os últimos dias da High Republic (Alta República), sendo a primeira série de Star Wars protagonizada por um Sith. A palavra “Acolyte” refere-se a um aprendiz de um Lord Sith.

A série, criada por Leslye Headland, mostra uma ex-Padawan a reunir-se com o seu mestre Jedi enquanto investigam uma série de crimes, mas as forças que encontram são mais sinistras do que poderiam imaginar.

A série será lançada no Disney+, possivelmente em 2024.

Estradas encerradas

Para as filmagens, uma equipa de produção está na Madeira até ao final deste mês. As rodagens irão obrigar a que vários locais e estradas sejam encerrados ao público.

No Edital n.º 13/2023, a Direção Regional de Estradas da Madeira comunicou a “alteração de operacionalidade nas Estradas Regionais motivada pelas filmagens de uma série com notoriedade internacional e com interesse estratégico para a região”.

Assim, de 11 a 14 de março, o trânsito na Estrada Regional 214 (ER 214) será interrompido, desde a Quinta do Lorde à rotunda Baía d’Abra.

O horário do encerramento será das 16h do dia 11 de março às 8h do dia 14 de março.

Onde tudo vai acontecer

A zona da Baía d’Abra situa-se na Ponta de São Lourenço e pertence ao concelho de Machico, A Ponta de São Lourenço já é um dos três locais mais visitados na Madeira por turistas de natureza, pela sua diversidade geológica e riqueza paisagística. A partir de agora passará a ser mais.

Ainda que o impacto mediático da rodagem de “Star Wars” na Madeira não esteja quantificado, é líquido depreender que despertará o interesse em muitos dos milhões de fãs da série por conhecerem “in loco” os locais das filmagens.

De resto, existem já roteiros turísticos especificamente desenhados para fãs de “Star Wars”, que incluem locais onde foram feitas cenas de algum dos filmes desta saga criada em 1977 por George Lucas.

Com a Madeira a entrar na lista dos locais onde alguns dos capítulos de “A Guerra das Estrelas” foram rodados é possível que haja quem possa vir a viajar para a ilha do Atlântico em busca da “Força”.

Ultimamente, Portugal tem, aliás, figurado na rota das grandes produções cinematográficas.

Recentemente, a primeira temporada de “House of the Dragon” foi gravada na aldeia de Monsanto; o último filme de “Velocidade Furiosa” teve cenas gravadas em Viseu, Vila Real, Lisboa e Almada; e “Heart of Stone” foi gravado em Lisboa, assim como a última temporada de “A Casa de Papel”.

Fonte: Forbes.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome