Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, volta a ser exibido na RTP2

01-07-2022 - Comunidade Cultura e Arte

Misturando documentário e ficção, o filme parte da história da família de Catarina Vasconcelos, com especial foco na avó paterna que nunca chegou a conhecer, e na própria mãe.

O filme marca a estreia da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos em longas-metragens e foi o filme seleccionado para representar Portugal nos Óscares deste ano. “A Metamorfose dos Pássaros” foi também um das grandes vencedores dos Prémios Sophia 2022 ao ser distinguido em quatro categorias: Melhor Realização (Catarina Vasconcelos), Documentário em Longa-Metragem, Montagem e Som. 

“Metamorfose dos Pássaros” (ler crítica) conta a história de Beatriz e Henrique que se casaram no dia em que ela, Beatriz, fez 21 anos de idade. Ela era uma árvore com raízes profundas, enquanto ele, marinheiro, pairava no mar. A sua relação fez-se de cartas, telegramas e até um vinil: no lado A uma carta, no lado B as vozes dos seis filhos.

Como oficial de marinha, Henrique passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou dos seis filhos. Jacinto, o filho mais velho que sonhava poder ser pássaro, é pai da realizadora Catarina Vasconcelos. Um dia, subitamente, Beatriz morre. Beatriz não morreu subitamente, mas morreu quando Catarina tinha 17 anos de idade. Nesse dia, Catarina e o pai encontram-se na perda da mãe e a sua relação deixou de ser só a de pai e filha. Ao longo desta narrativa poética, os dois exploram a intimidade da relação familiar e a passagem do tempo, num percurso em que se apercebem de que partir é um requisito fundamental para o começo de algo novo. 

“A Metamorfose dos Pássaros” será exibido a 2 de Julho, pelas 23h50, na RTP2.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome