Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“A Questão Colonial”. Doclisboa anuncia primeira retrospectiva para 2022

21-01-2022 - Comunidade Cultura e Arte

O Doclisboa anuncia a primeira retrospectiva da 20ª edição do festival, que decorrerá de  6 a 16 de Outubro de 2022, nas salas da Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

Sob o título “A Questão Colonial”, o festival irá propor um ciclo de cinema que se desdobra entre o passado colonial de França e Portugal, dois países que coincidem no período de guerra com os territórios africanos que clamavam para si e que foi camuflada em narrativas benignas, resistindo a um confronto com a sua própria história. Para Amarante Abramovici, a curadora da retrospectiva, “a sequência de Actualidades no final do Acto da Primavera, de Manoel de Oliveira, representa de algum modo tudo o que da guerra colonial transpirou para o cinema português até muito recentemente — está lá, e quase não está. A guerra a que não se chamava “guerra”, fura a censura, e, nesse mesmo gesto, revela-a. No caso de França, onde a guerra de Argélia era apoucada no termo “évènements”, já para não falar dos anteriores conflitos na África subsaariana — esses totalmente ocultados —, a lei da censura fora reforçada em 1955 e o cinema era um dos seus alvos mais notórios.”

O programa explorará a diversidade de representações cinematográficas realizadas pelos e sobre os vários protagonistas destas guerras, bem como as suas ligações e diferenças, convocando os testemunhos directos de quem viveu o período colonial e revisitando as memórias e feridas do colonialismo que continuam a vir à tona e a marcar os dias de hoje. O ciclo integra a programação da Temporada Portugal França 2022  e terá uma segunda parte a ser realizada em França, em colaboração com a Shellac Films, durante o mês de Outubro. 

O Doclisboa recorda ainda em comunicado que as inscrições para a próxima edição já se encontram abertas e a decorrer até dia 31 de Maio de 2022.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome