Edição online semanal
 
Quarta-feira 27 de Outubro de 2021  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Festival de Cinema de Veneza premeia três filmes financiados pela União Europeia

17-09-2021 - Comunidade Cultura e Arte

Os vencedores da 78.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza  foram anunciados no sábado, 11 de setembro. Foram premiados três filmes financiados pela UE. “Il buco” de Michelangelo Frammartino, que competiu na secção Venezia 78, recebeu o prémio especial do júri. Por outro lado, Peter Kerekes e Ivan Ostrochovský receberam o Prémio Orizzonti do melhor argumento para o filme “107 Mothers”. O júri da secção Orizzonti também atribuiu a Piseth Chhun o prémio de melhor ator pelo seu papel em “White Building”, de Kavich Neang. No total, seis filmes apoiados pela União Europeia estavam a concurso nesta edição do festival em várias categorias, nomeadamente nas secções Venezia 78, Orizzonti, Orizzonti Extra e Orizzonti Short Films.

Os filmes foram coproduzidos por equipas internacionais de prestígio, envolvendo países da UE e de fora da UE. No total, a UE investiu mais de 290 000 euros, através da vertente MEDIA  do programa Europa Criativa , no desenvolvimento, coprodução internacional e distribuição destas obras. Estes filmes serão também apresentados no âmbito da campanha “30 anos de MEDIA“, que celebra o apoio da Europa à indústria audiovisual ao longo das décadas, destacando as suas realizações à frente e atrás da câmara e salientando o verdadeiro impacto do apoio da UE ao setor.

O Festival, em associação com o programa Europa Criativa MEDIA, também acolheu uma edição do Fórum do Filme Europeu, em 6 de setembro, intitulado “Os bastidores da indústria cinematográfica: para uma indústria inovadora e resiliente”.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome