Edição online semanal
 
Quarta-feira 29 de Setembro de 2021  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Vinil “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble” chega às lojas este mês

10-09-2021 - Comunidade Cultura e Arte

Depois do lançamento do álbum “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”, que recebeu as melhores críticas dos media, chega agora o vinil desta obra, com uma faixa extra: “Conversas Desgarradas”. Trata-se de uma faixa onde podemos ouvir conversas que aconteceram no estúdio, entre músicos, durante as gravações do álbum e que ficaram registadas entre takes.

“Júlio Resende Fado Jazz Ensemble” foi editado a 30 de Outubro de 2020 e na segunda semana nas lojas alcançou o segundo lugar no Top Oficial da AFP. Conta com uma edição simultânea em Portugal e Espanha e como diz o título, carateriza-se por uma surpreendente e original combinação entre os dois estilos musicais referidos: Fado e Jazz. É um disco livre, em que a guitarra portuguesa e o piano se intersectam e com o contrabaixo e a bateria tentam aproveitar ao máximo esse novo lugar que descobrem juntos. Se é Fado, se é Jazz, não se sabe, podem ser ambos. Se calhar é melhor não sabermos e deixarmo-nos ir, livres, como o som.

Alinhamento Vinil “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”:

LP – Side A
1. Vira Mais Cinco (para o Zeca)
2. Lira                             
3. Fado das 7 Cotovias                          
4. Este Piano Não Te Esquece

LP – Side B
1. Fado Blues (for Deolinda)             
2. All The Things – Alfama – Are                         
3. Tiro no Escuro                       
4. Fado Maior Improvisado                               
5. Profecia 
6. Conversas Desgarradas

“ É uma seta com uma ventosa na ponta, lançada ao alvo chamado “peito”. Se acertar, espera encontrar nesse lugar uma ligação forte, que não caia, como se a ventosa virasse pele. Algo que perdure, é isso que a minha música quer ser. Sobre o disco, é um disco livre, em que a guitarra portuguesa e o piano se intersectam, e com o contrabaixo e a bateria tentam aproveitar ao máximo esse novo lugar que descobrem juntos. Passeiam-se. Se é Fado, se é Jazz, não sei, pode ser ambos, mas na realidade não sei, porque quem sabe normalmente não avança. Quem já sabe está parado nesse saber. Prefiro não saber, apenas ir, livre. Como o som.”, afirma Júlio Resende.

Com 9 temas originais compostos por  Júlio Resende, e assumindo pela primeira vez a letra do único tema cantado pela fadista Lina Rodrigues, em “Profecia”, este trabalho contou com a participação de músicos como Alexandre Frazão na bateria, André Rosinha no contrabaixo e Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa.

O vinil está disponível nas lojas a partir de dia 10 de Setembro e antecipa o concerto de apresentação deste trabalho, dia 2 de Outubro, no CCB.

Próximos concertos:

11/09: Centro Cultural de Lagos: Auditório Duval Pestana / Lagos
12/09: Cineteatro Louletano / Loulé
17/09: Concerto ao ar Livre / Silves
26/09: (Tour Espanha) – CXF Zaragoza / Zaragoza
28/09: (Tour Espanha) – CXF Madrid / Madrid
02/10: CCB / Lisboa
03/10: (Tour Espanha) – CXF Sevilla / Sevilla
05/10: (Tour Espanha) – CXF Palma / Palma
17/10: (Tour Espanha) – CXF Barcelona / Barcelona

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome