Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Rede Europeia Anti-Pobreza cria campanha para combater o discurso de ódio

09-04-2021 - Redacção

A EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza é uma organização não-governamental que tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício pleno de uma cidadania informada, participada e inclusiva.

Neste sentido a EAPN Portugal lança, no dia 6 de abril, no âmbito da Semana da Interculturalidade, uma campanha nacional, contra o discurso do ódio, sob o lema “O Discurso de Ódio não é Argumento. #Daravoltaao texto #EAPN”. O discurso de ódio tem vindo a ganhar cada vez mais espaço dentro da Europa e em Portugal não é exceção. Este discurso encontra-se reproduzido não só num “português suave” em conversas e comentários espontâneos, mas também de forma explícita através das redes sociais, de caixas de comentários de notícias, nas paredes das cidades ou mesmo em ações de ruas.

Breve descrição da Campanha

No Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, «dar a volta ao texto» significa «argumentar de modo a convencer outrem de uma posição contrária à que defendia»

Tendo por base vários tipos distintos de discriminação pretende-se com estas soluções gráficas “dar a volta” a frases típicas do discurso de ódio, apresentando um “plot twist” simples, com um discurso humano, digno e com algum humor, com o objetivo de desarmar a futilidade com que muitas dessas ofensas são proferidas e provocando a reflexão critica sobre esses preconceitos. 

A campanha é direcionada para as redes sociais e a imagem associada pretende aumentar o impacto e as partilhas pela sua forma colorida, direta e humorada. Pretende-se no dia de lançamento, com a conceção e distribuição de t-shirts com as frases da campanha, a colaboração de uma série de pessoas, dos mais variados contextos económicos e sociais e com ligação à cultura, ao desporto, à televisão, à rádio, etc de forma a aumentar a sua propagação e impacto nas redes.

Frases da campanha:

–  Se vêm para cá têm é que respeitar  e ser respeitados.
–  Toda a gente sabe que o lugar da mulher  é onde ela quiser.
–  Faziam bem era se fossem trabalhar  com ordenados dignos.
–  Se tem algum jeito, uma pessoa  ser aquilo que é.
–  Vai mas é para a tua terra , aqui não há lugar ao racismo.

Produtos da Campanha:

– Imagens gráficas para o feed e stories de Instagram e Facebook, 
– Pequenos vídeos com as frases individuais para as stories de Instagram 
– Um vídeo completo para o facebook e site

Esta campanha foi desenhada pelo Miguel Januário e estará em vigor de 6 a 30 de abril. Podes descarregar e partilhar os posters desta campanha aqui .

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome