Edição online semanal
 
Domingo 20 de Setembro de 2020  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sete filmes de Akira Kurosawa vão ser exibidos nos cinemas. Cinco são inéditos comercialmente em Portugal

11-09-2020 - Redacção

Depois das Yasujiro Ozue Kenji Mizogucchi, chega agora vez de Akira Kurosawa. A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes continuam o seu trabalho de divulgação do grande cinema japonês. “Com cópias digitais restauradas, 5 destes filmes são inéditos comercialmente em Portugal e vão agora ter finalmente a sua estreia portuguesa.”, revelou a Leopardo Filmes num comunicado enviado para a nossa redacção.

Este será certamente um dos grandes acontecimentos da rentrée cinematográfica: “Sete Akira Kurosawa”. São 7 obras-primas essenciais do grande Mestre japonês, que vão de  Viver  (1952) a  Dodeskaden  (1970), os filmes que balizam o período de ouro da sua obra, onde vamos encontrar o corpo principal do seu trabalho.

O ciclo terá início a 17 de Setembro, nos cinemas Medeia Nimas, em Lisboa, e Teatro Campo Alegre, no Porto, com  Os Sete Samurais  (1954, versão integral), prossegue a 24 com  Yojimbo, o Invencível  (1961; para Copolla é um dos melhores filmes de todos os tempos) e continua por Outubro com os filmes inéditos em sala:  Viver-Ikiru (1952),  A Fortaleza Escondida  (1958),  O Barba Ruiva  (1965) e o shakespeareano  O Trono de Sangue  (1957).

Kurosawa foi um dos cineastas mais influentes para o cinema das últimas décadas, mestre para um grande número de realizadores. Como Scorsese, que afirma: “Deixem-me dizer o seguinte: Kurosawa foi o meu Mestre. E o Mestre de muitos outros realizadores. […] Podem imaginar o que sentíamos, nós que éramos novos e cujos olhos se abriam para o cinema, podem imaginar o impacto daquele grau de mestria. Ainda sinto o mesmo choque, o mesmo maravilhamento quando vejo os filmes hoje. […] É como se os visse pela primeira vez. Akira Kurosawa ensinou-nos tanto, deu-nos tanto […] Foi o nosso grande Mestre, o nosso sensei.”

Os filmes serão também exibidos em Coimbra, Braga, Setúbal, Figueira da Foz e noutras cidades, em datas a anunciar.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome