Edição online semanal
 
Segunda-feira 21 de Setembro de 2020  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Debate. Como criar uma Lisboa mais verde e com mais justiça ambiental urbana

24-07-2020 - Redacção

No dia 26 de julho às 16h, no jardim do Goethe-Institut, em Lisboa, terá lugar o debate público presencial que leva ao público a discussão sobre a temática da Justiça Ambiental Urbana. A discussão foi iniciada num workshop no âmbito do ciclo Retomar a Cidade, organizado pelo Goethe-Institut Portugal e a Fundação Friedrich Ebert em Portugal, com o apoio da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, no ano em que Lisboa é Capital Verde Europeia e que, ao mesmo tempo, enfrenta novos desafios no planeamento urbano devido às consequências da pandemia.

O debate contará com a presença de uma participante do workshop, Margarida Marques (Associação Rés-do-Chão), a quem se juntarão Roberto Falanga (investigador na área de processos participativos no ICS-UL) e Miguel Correia Pinto (Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha). A moderação ficará a cargo da jornalista Margarida David Cardoso, do projeto de jornalismo independente Fumaça.

Esta conversa vai dar continuidade às questões e propostas elaboradas ao longo do workshop, que decorreu num formato online entre especialistas nacionais e internacionais e representantes de várias iniciativas de Lisboa.

Será possível planear cidades mais amigas do ambiente envolvendo as necessidades de todas as partes das populações urbanas e, se sim, como pode esse envolvimento funcionar na prática? Como podem, tanto os processos de criação de espaços verdes, como o seu uso, ser verdadeiramente justos, inclusivos e colaborativos?

Estas questões estiveram no centro do debate ao longo do workshop, no qual incidiu um grande enfoque sobre a necessidade de tornar os processos de tomada de decisão para a criação de uma cidade mais verde verdadeiramente participativos. Só desta forma seria possível planear e criar espaços verdes que não sejam apenas bonitos, contribuindo para a eco-gentrificação dos bairros em questão, mas que realmente sirvam as comunidades à sua volta.

Um documento que resume os assuntos e as questões levantadas no workshop online servirá de base para o debate que visa também apresentar exemplos positivos que possam ser uma inspiração para dar resposta aos desafios atuais.

A fim de garantir que todas as medidas de prevenção da Covid19 possam ser implementadas, o número de participantes neste evento é limitado e é obrigatória a inscrição prévia através do site do Festival Jardins Abertos. O uso de máscara é obrigatório durante o evento.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome