Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Barca Velha (1991)

12-09-2014 - Pedro Solano

Um Barca Velha é um Barca Velha: um vinho de topo, de excelência. Digam o que disserem este é um produto de eleição. O texto começa pelo fim para que não restem dúvidas que não vou embarcar na crítica fácil. O Barca Velha é um ícone e muito merecidamente.

A rolha já apresentava algum desgaste e não foi fácil retirá-la mas lá se conseguiu! As primeira impressões foram algo preocupantes já que os aromas a fruta compotada alertavam para alguma erosão do vinho. Optámos por o decantar durante cerca de uma hora, e assim deixá-lo respirar antes de retirar conclusões.

Resultou na plenitude. Os aromas assentaram, o vinho reequilibrou-se e tudo pareceu ficar em harmonia.

Fruta vermelha, madura, sem exageros, folha de tabaco, especiarias e uns compreensiveis toques de ferrugem que ajudavam a não esquecer que (sem que seja um decano) já tem 23 anos. De volume robusto, e com salpicos de acidez, o vinho enchia a boca, com elegância, deixando um rasto taninoso que pedia o próximo gole.

A noção omnipresente na prova era de harmonia. Nos Barca Velha sente-se o equilíbrio dos sabores, a complexidade, a elegância. Faz-nos pensar que algures no mundo há pessoas que conseguem olhar para terra e uvas e compor uma partitura sublime onde a natureza parece domada.

Tenho muita pena que o preço destes vinhos, por qualquer medida proibitivos, impeçam o seu consumo minimamente regular. Mas é compreensível que um vinho tão especial apenas seja destinado a ocasiões raras.

Castas: Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Nacional e Touriga Franca;

Preço: não sei, foi da responsabilidade (mérito) do Nuno Barroca;

Nota: 18,5

E Tudo O Vinho Levou – Pedro Solano

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome