Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Municípios vão ter linha de apoio de 30 milhões de euros para festas de verão

29-05-2020 - Espalha-Factos

António Costa anunciou esta sexta-feira a criação de um fundo de apoio para a programação cultural de verão. A linha é “um programa de financiamento de 30 milhões de euros aos municípios para poderem organizar um conjunto de atividades que permitam a um dos setores mais duramente atingidos por esta crise encontrar um espaço de reanimação”.

Após uma reunião com a Associação Nacional de Municípios, em Coimbra, o primeiro-ministro disse que este fundo de apoio é fundamental para o setor da cultura:“Os municípios são dos maiores investidores em cultura no nosso país, é fundamental que possam dispor de condições para mesmo neste verão, onde não é possível realizar festivais, mas onde é possível realizar em segurança espectáculos musicais, quer ao ar livre quer em espaço coberto”.

Para já ainda não são conhecidos detalhes sobre estes apoios. Apenas se sabe que esta foi a opção encontrada por António Costa para dar um complemento à vida dos portugueses, que este ano são aconselhados a permanecer em casa e a fazer férias dentro do país. “Todos vão ter a oportunidade de conhecer melhor o nosso país, que não é só sol e praia”, disse o líder do Governo.

O objetivo é somar à oferta turística as pequenas festas que acontecem no tradicional verão português. É aqui que se integram os espetáculos musicais ao livre, mas de pequena escala.

Recorde-se que todos os festivais de verão foram cancelados até dia 30 de Setembro. Os espetáculos do género, para poderem acontecer, terão de ser aprovados pela IGAC. Para além disso, têm, ainda, de cumprir com as normas de segurança impostas pela Direção-Geral de Saúde.

Esta reunião serviu para analisar  “ como é que é possível acelerar a execução de 1.500 milhões de euros ” dos fundos comunitários, e perceber como aplicar os 300 milhões de euros que é possível obter da reprogramação de fundos comunitários já existentes.

Artigo escrito por Rita Sousa e originalmente publicado e Espalha Factos.

Fonte: Comunidade Cultura e Arte

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome