Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 20 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OLO (2012)

22-08-2014 - Luís Pedroso

Apareceu-me este vinho à frente no mais recente evento Adegga Summer, no Hotel Florida. Não conhecia o produtor, Jorge Albuquerque da Quinta, da Quinta de Val-Bôa, que simpaticamente me deu a conhecer 3 vinhos da sua produção. A quinta situa-se em Atei, junto a Mondim de Basto, bordejando o Tâmega – portanto, já bem no limite Nascente da região dos Vinhos Verdes.

Acerca deste OLO, contou-me o produtor que se trata de um lote de cinco castas, mas como não anotei, suponho que são as cinco referidas no site da Quinta: Azal, Trajadura, Alvarinho, Avesso e Pedernã (Arinto). Ah, e enologia de Dirk Niepoort.

O vinho apresenta-se com um amarelo claro, pouco denso, e não é de grandes exuberâncias de aroma, contido e sério q.b. no nariz. Na boca revela-se, intenso na acidez e mineralidade, vivo, com notas de maçã Granny Smith, muita frescura e tudo sem perder o equilíbrio, e com pernas para andar em garrafa. Mas eu só tinha uma. O final é elegante e convida a beber mais um bocadinho…

Registe-se a graduação já rara nos dias de hoje, de 11%. No Adegga fiquei convencido com este vinho, por isso trouxe uma garrafa. Recomendo que experimentem.

Nota: 16,5

Preço: 12€ (no Adega)

Luís Pedroso
E Tudo O Vinho Levou

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome