A frustração está crescendo dentro da UE em relação a uma Alemanha obstinada e rapidamente rejeita qualquer tentativa de instilar uma "nova dinâmica". Mas o colapso europeu não pode ser atribuído apenas a Angela Merkel.
A União Europeia, um projecto do século passado?
Emmanuel Macron não escondeu seu aborrecimento com a chanceler alemã no sábado na conferência de segurança de Munique: "Não estou frustrado, estou impaciente".De facto, nos últimos dois anos, Angela Merkel matou cuidadosamente todas as propostas do presidente francês de reviver a integração da comunidade, da defesa à zona do euro, incluindo o meio ambiente, a inteligência artificial e a reforma institucional.
Numa época em que os Estados Unidos se separam do mundo e a China afirma seu poder brutal, essa Alemanha envelhecida e conservadora afirma que a UE como é, ou seja, uma grande Suíça, combina com ele. Permite acumular excedentes graças ao mercado único e ao euro - excedentes que não pretende compartilhar com os países que sofrem com os desequilíbrios que cria - e os sonhos franceses de uma potência europeia são totalmente estrangeiros, o guarda-chuva militar americano, mesmo com buracos, é mais que suficiente para ele.
Fonte: Libération