Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 17 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

A União Europeia, um projecto do século passado?
21-02-2020 - Jean Quatremer, correspondente em Bruxelas (UE)

A frustração está crescendo dentro da UE em relação a uma Alemanha obstinada e rapidamente rejeita qualquer tentativa de instilar uma "nova dinâmica". Mas o colapso europeu não pode ser atribuído apenas a Angela Merkel.

A União Europeia, um projecto do século passado?

Emmanuel Macron não escondeu seu aborrecimento com a chanceler alemã no sábado na conferência de segurança de Munique: "Não estou frustrado, estou impaciente".De facto, nos últimos dois anos, Angela Merkel matou cuidadosamente todas as propostas do presidente francês de reviver a integração da comunidade, da defesa à zona do euro, incluindo o meio ambiente, a inteligência artificial e a reforma institucional.

Numa época em que os Estados Unidos se separam do mundo e a China afirma seu poder brutal, essa Alemanha envelhecida e conservadora afirma que a UE como é, ou seja, uma grande Suíça, combina com ele. Permite acumular excedentes graças ao mercado único e ao euro - excedentes que não pretende compartilhar com os países que sofrem com os desequilíbrios que cria - e os sonhos franceses de uma potência europeia são totalmente estrangeiros, o guarda-chuva militar americano, mesmo com buracos, é mais que suficiente para ele.

Fonte: Libération

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome