Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

CARTA SOLIDÁRIA COM OS POVOS CURDOS E DO NORTE DA SÍRIA RESISTENTES
18-10-2019 - N.A.

Face à retirada das tropas norte-americanas na Síria, acordada entre os presidentes Donald Trump (EUA) e Recep Tayyip Erdoğan (Turquia), e perante a iminente invasão militar do Curdistão Sírio (também chamado Rojava) e dos povos livres desse território que esse acordo permite, consideramos necessário e urgente manifestar o seguinte:

1. A comuna de Rojava é o primeiro esforço no Médio Oriente de um projecto político anticapitalista baseado numa confederação democrática; tem como fundamento uma visão alternativa de organização da vida; assenta numa autonomia não estatal, na autodeterminação, na democracia directa e no combate ao patriarcado. A autonomia do Rojava é a utopia de um mundo possível, onde diariamente se constrói a interculturalidade, uma relação diferente e virtuosa entre géneros e o respeito pela mãe-terra. O Rojava mostra-nos que não podemos resignar-nos à barbárie dos dias que correm.

2. O primeiro resultado desta luta pela autonomia foi a contenção do ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) e do seu fundamentalismo. Agora, o referido acordo debilita os esforços das milícias curdas, atentando contra os notáveis sucessos que as YPG (Unidades de Protecção Popular) e as YPJ (Unidades de Defesa das Mulheres) obtiveram até hoje, ao enfrentarem com êxito os ataques terroristas do Estado Islâmico no Sul da Síria, vendo-se obrigadas a proteger e libertar o Norte devido ao redobrado assédio levado a cabo pela Turquia.

3. A guerra contra a autonomia do Rojava, face ao fracasso do Estado sírio, tem sido sistematicamente orquestrada desde há anos; os ataques e invasões territoriais têm sido o pão-nosso de cada dia. Com a retirada das forças militares norte-americanas das raias turco-sírias, a ameaça sobe de nível: a hostilidade do Estado turco contra o esforço de construção de um mundo democrático converte-se na possibilidade concreta de um extermínio étnico.

Portanto, nós, subscritores desta carta – académicos, estudantes, activistas, organizações sociais, colectivos, povos organizados e em resistência – manifestamos a nossa solidariedade com a luta dos povos curdos e do Norte da Síria e gritamos a nossa ira contra esta nova onda de agressão capitalista-patriarcal levada a cabo pelo Estado turco, sob o silêncio e a cumplicidade da União Europeia e de organismos internacionais como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a ONU (Organização das Nações Unidas), que continuam a dar mostras de que só consideram válidos os Direitos Humanos quando estes obedecem à lei do mercado.

Defender Rojava significa defender todos os colectivos e pessoas que lutam diariamente contra a barbárie capitalista, não só no Médio Oriente, mas em todos os lugares do Mundo. Esta carta é um grito de ira, indignação e solidariedade com xs nossxs irmãxs curdxs, que lutam por outras formas de vida possíveis.

Viva a vida! Morra a morte!

Rojava não está só!

John Holloway

Sergio Tischler

Fernando Matamoros Ponce

Calos Figeroa

Jerome Baschet

Noam Chomsky

Sylvia Marcos

Jean Robert

David Harvey

Arjun Appadurai

Etienne Balibar

Teodor Shanin

Barbara Duden

Michael Hardt

Marina Sitrin

Carole Pateman

Donna Haraway

Raquel Gutierrez

Boaventura de Sousa Santos

Federica Giardini

Dora Maria Hernandez Holguin

Francesca Gargallo

Giacomo Marramao

Alfonso Garcia Vela

Roberto Xavier Ochoa Gabaldón

Vittorio Sergi

Aldo Zanchetta

Lucia Linsalata

Kathleen Bryson

David Graeber

Edith Gonzales

Gustavo Esteva

Raul Zibechi

Alexandros Kioupkiolis

Paolo Vernaglione Berardi

Anna Rosa

Antonio Lucci

Luigi Sonnefeld

Fabio Milana

Mina Lorena Navarro

scott crow

Umberto Franchi

Imanol Antonio García Verges

Luis Menéndez Bardamo

Elaine Santos

Arturo Escobar

Joan Martinezalier

Viviana Asara

Ines Duran Matute

Jill Rease

Alberto Bonnet

Sergio Uribe

Paola Rafanelli

Juan Miguel Ortiz Reparaz

Esther Patricia King Davalos

Francisco Javier Villanueva Vázquez

Daniele Fini 

Giuseppe Lo Brutto  

Cecilia Zeledón

Màrgara Millán  

Luisa Riley

Raúl Ornelas 

Daniel Inclán

Rita Laura Segato 

Raffaele K. Salinari

Philippe Corcuff

Roberto Giovannini

Angela Micheli

Maurizio Pallante

Larisa de Orbe 

Jorge Alonso Sánchez 

Evelyn Fox Keller

Balam Pineda Puente

Dalia Morales

Juan Wahren

Mercedes Escamilla 

Juan Carlos Mijangos Noh

 

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome