Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

O GOVERNO PS DÁ O DITO POR NÃO DITO E AUTORIZA A EXPLORAÇÃO DE HIDROCARBONETOS NO MAR DE ALJEZUR
10-02-2017 - Redacção

O governo do PS autorizou a Galp e a ENI a perfurar o mar de Aljezur na pesquisa de petróleo e gás natural. Esta autorização data de 11 de Janeiro e permite 90 dias de perfurações exploratórias até 2019, sem data definida. Para além do potencial risco ambiental, esta anuência governamental desrespeita e atropela o processo de consulta popular em que votaram 42295 contra as potenciais perfurações. Mais, os 16 municípios do Algarve manifestaram-se unanimemente contra as mesmas. A situação é tanto mais grave quanto a Galp e a ENI foram isentas de pagar qualquer caução ou seguro de responsabilidade civil.

. Perguntamos:. Acaso o governo tem a perceção dos graves prejuízos ambientais/ecológicos advindos desta atividade económica sem lucros para o país (vide anexo)?

. Acaso o governo tem consciência de que a região do Algarve é a mais importante do país em termos turísticos e que no caso de avançar esta atividade económica, o Algarve perde a sua principal fonte de sustento económico?

ANEXO

No dia 21 de Junho de 2011 tomou posse o primeiro governo do sr. Passos Coelho. Passado 5 meses, em 28 de Novembro seguinte, o mesmo firmou Contractos de Concessão Para a Prospecção e Exploração de Hidrocarbonetos ao Largo da Costa do Algarve.

É com prazer que O Notícias de Almeirim oferece aos leitores a cópia desta trambiquice para melhor ilustração.

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome