Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

Putin para os inimigos da Rússia: Chegando!
– O que aconteceu com o Ocidente colectivo é um caso bizarro do princípio de Peter a nível colectivo

03-03-2023 - Dmitry Orlov

Uma boa maneira de determinar se você ainda está vivo é perguntar se ainda consegue sentir admiração e espanto ao observar as mudanças que varrem o mundo. A maioria dessas mudanças é gradual e difícil de detectar como parte de sua experiência quotidiana e, portanto, é útil quando alguém importante fica na sua frente por uma hora, como Putin fez hoje perante a Assembleia Federal da Rússia, e explica exactamente o que aconteceu e exactamente o que vai acontecer. Também é bastante divertido: Putin é alguém naturalmente irreprimível e se recusa a se conter. Seu russo também tem um tremendo alcance dinâmico: em um momento ele soa como um garoto malandro das ruas violentas de Leninegrado, e em outro momento ele soa como um advogado e um tecnocrata consumado, estudioso literário ou mesmo um estudante de teologia. Bem, ele é todas essas coisas. Goste dele ou o odeie (poucas pessoas conseguem se sentir neutras em relação a ele), mas ele é difícil de ignorar. Até porque, como é de praxe, em seu discurso anual à Assembleia Federal não faltava o que os linguistas chamam de performativos — afirmações que não exprimem opinião nem transmitem informações, mas, na verdade, transformam a realidade de maneiras específicas. E é importante saber sobre isso, especialmente se você mora em um dos países cujos líderes (muito estupidamente) decidiram ser inimigos da Rússia, já que, no final das contas, é a sua bunda que está em jogo. Você pode ficar maravilhado com o incrível líder cujo nome é Vladimir Putin (não há nada para detê-lo), mas, mais especificamente, sinto que é meu dever humanitário avisá-lo do que provavelmente acontecerá antes que alguém grite “Chegando!” Dessa maneira, você pode formular um plano melhor do que apenas se cobrir com um lençol branco e rastejar lentamente em direcção ao cemitério (para não causar uma debandada na qual alguém possa ser pisoteado).

E assim…

…vamos começar do mais importante: Putin anunciou que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado START-3. Isso é “Tratado entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas sobre a Redução e Limitação de Armas Ofensivas Estratégicas, nº 3.” Este tratado remonta à era soviética, mas em 3 de Fevereiro de 2021 os EUA e a Rússia concordaram em estendê-lo até 5 de Fevereiro de 2026. Putin estipulou os termos sob os quais a Rússia consideraria retornar ao tratado: deve levar em consideração ofensiva estratégica capacidades de todos os países da OTAN, não apenas dos EUA. A Grã-Bretanha e a França também têm armas nucleares, embora nenhuma delas seja muito nova, e Washington tem a tendência de implantar suas armas nucleares para qualquer lugar que quiser, incluindo outros países da OTAN, como Alemanha e Turquia, e isso é um problema. Putin ridicularizou os apelos da OTAN para que a Rússia permitisse que seus especialistas inspeccionassem instalações militares russas; depois que drones recentemente realizaram um ataque aos aeroportos russos que hospedam sua aviação estratégica, danificando alguns aviões (usando os ucranianos como proxies irracionais), tal pedido está além do ridículo. Talvez a Rússia devesse ser autorizada, como cortesia, a explodir um bando de bombardeiros estratégicos dos EUA, apenas para igualar o placar antes de iniciar as negociações? Não? Oh, bem… Putin também apontou que as armas estratégicas dos EUA estão muito além do prazo de validade (ele foi um pouco mais educado e circunspecto, mas essa era a essência, e aqueles que estão por dentro também sabem que ele estava sendo factual). Falando figurativamente, quando se trata de armas nucleares, o arsenal de Washington está em péssimo estado, as latas estão inchadas e as que estouraram cheiram muito mal e vazam substâncias nojentas.

Mais especificamente, existem alguns detalhes técnicos que podem ser compreendidos sem a necessidade de se tornar um nerd em armas nucleares. Os EUA têm zero (isso mesmo, zero!) fábricas que podem construir armas nucleares. Há alguma atividade artesanal acontecendo em alguns laboratórios (Los Alamos, Lawrence Livermore, Sandia e talvez Savannah River). Mas o que eles estão fazendo é muito triste: tentando manipular plutónio em porta-luvas. E sabemos que o plutónio (o que os EUA usam para fabricar bombas) estraga com o tempo (acumula isótopos que fazem uma bomba explodir durante a montagem, ou não explodir e apenas fazer uma grande bagunça) e não há como saber para separar isótopos de plutónio.

A completa falta de fábricas de armas nucleares significa que os EUA não têm como produzir plutónio novo. Também sabemos que os EUA nunca desenvolveram a capacidade de enriquecer urânio para o grau de armas (a única outra opção para fazer coisas nucleares que explodem), de modo que seu velho plutónio é tudo o que tem para brincar. Para satisfazer as necessidades de enriquecimento de urânio de seu grande número de antigas usinas nucleares (parece que não sabem mais como construir novas), os EUA contam com a Rosatom, monopolista nuclear estatal da Rússia (Sanções? Que sanções?) e em menor grau, com os franceses, que também dependem da Rosatom.

Tanto para os EUA; quanto ao resto da OTAN, os britânicos dependem dos EUA para seus mísseis balísticos Trident II e os franceses não testam uma arma nuclear desde 1996. Mas os EUA não apenas planejam manter suas bombas, mas também têm planos de desenvolver novas. Dadas as suas muitas limitações e a natureza de boutique de seu esforço de armas nucleares nos laboratórios nacionais, essas seriam mini nucleares. Os russos sabem tudo sobre esses planos e alguns deles riem, lembrando-se de uma piada sobre um certo pó anti-moscas americano patenteado. Para usá-lo, você pega uma mosca, conta piadas para fazê-la rir para que ela abra a boca e borrifa o pó na boca.

Seguindo em frente, se você tem algumas bombas nucleares, como os americanos têm, ou pensam que têm, embora a maioria delas tenha décadas e provavelmente tenha alguns ratos mutantes aninhados dentro delas (o plutónio está lá para mantê-los aquecidos), então você precisa ter alguns sistemas de entrega de armas. Ou seja, os EUA têm cerca de 400 mísseis Minuteman III e, após uma série de testes mal sucedidos, realmente testaram um com sucesso, embora nunca saibamos com que nível de sucesso. O referido míssil foi seleccionado “ao acaso” (claro, claro), transportado para uma instalação, “preparado” para o teste (todas as entranhas substituídas, com certeza) e disparado em uma direcção aleatória (ou pelo menos havia uma pista no céu mostrada nas imagens das notícias). Se realmente atingiu alguma coisa, não sabemos; não havia imagens de homens fardados, armados com fitas métricas, medindo a distância entre as crateras da bomba (supostamente, três delas) lá no alvo especificado. De qualquer forma, são mísseis balísticos, o que significa que, uma vez terminada a fase de impulso, eles seguem uma trajectória balística que pode ser calculada com base em seu caminho inicial. Isso torna os mísseis balísticos fáceis de interceptar. Há também alguns mísseis Trident II lançados de submarinos, compartilhados com os britânicos (eles são cautelosos quanto ao número deles que ainda podem ser implantados), e esses também são mísseis balísticos. Por último, existem os bombardeiros estratégicos e os mísseis de cruzeiro. A maioria dos mísseis de cruzeiro são Tomohawks, que voam a uma velocidade de 550 mph positivamente (um Boeing 777 cheio de turistas gordos pode fazer melhor) e com base em seu uso na Síria, eles não são confiáveis ​​(um monte deles caiu no mar) e fáceis de interceptar mesmo usando sistemas de defesa aérea relativamente antigos da era soviética, para não falar dos novos sistemas russos. A maioria dos bombardeiros estratégicos são antigos B-52s que também não passam de 500 mph e um punhado de B-1B Lancers que são supersónicos, mas estão prestes a ser aposentados.

Agora vamos comparar isso com as defesas estratégicas da Rússia. Hoje Putin afirmou categoricamente que as forças estratégicas da Rússia são agora 93% novas. Outras filiais estão alcançando rapidamente. Não vou aborrecê-lo com todos os detalhes técnicos, mas a conclusão básica é que os EUA não têm nada que os russos não possam interceptar, enquanto a Rússia tem todo tipo de coisas que os americanos não têm capacidade de interceptar. O que isso significa é que, em um confronto nuclear iniciado pelos EUA, os russos resistirão à maior parte do ataque. Algumas armas nucleares podem realmente pousar em regiões periféricas, seja porque saem do curso ou porque o alvo estava muito longe para se preocupar, e ainda menos dessas armas nucleares disparariam como planejado, o resto fazendo pequenos buracos no chão ou uma bagunça quente nuclear. E então, em resposta, a Rússia manteria os EUA à sua mercê. O cenário oposto, de a Rússia lançar um primeiro ataque, seria contrário à doutrina nuclear russa.

Mas então houve a leitura de Putin da Lei do Riot: o Ocidente se cobriu de vergonha de que nunca conseguirá se livrar. Seu uso dos Acordos de Minsk para enganar o mundo sobre suas intenções pacíficas enquanto rearmava os militares ucranianos para o ataque foi o cúmulo da hipocrisia. Ele mimou e encorajou nazistas e terroristas, recusando-se a reconhecer actos explícitos e exibicionistas de genocídio – e não apenas na antiga Ucrânia – assim como havia feito com a Alemanha nazista na década de 1930. As guerras desnecessárias que lançou em todo o mundo até agora neste século resultaram em 38 milhões de refugiados (e, devo acrescentar, um número ainda maior de pessoas despojadas e deslocadas internamente).

Além do mais, os líderes ocidentais se orgulham de sua perfídia e falsidade, pensando que isso os torna tão espertos! Eles nunca superaram seu legado racista e colonialista, ainda dividindo o mundo em nações supostamente “civilizadas” e “democráticas” e o resto. Foram eles que iniciaram a guerra quente na ex-Ucrânia, armando os ucranianos e incitando-os a atacar o Donbass, e a Rússia interveio e está usando a força especificamente para parar a guerra. Putin expôs por que esta é uma guerra justa contra o Ocidente, que a Rússia vai vencer.

Para esse fim, Putin disse algo que os vizinhos estonianos da Rússia podem considerar importante, embora a actual safra de líderes verdadeiramente idiotas da Estónia, chefiada por Kaja Kallas, uma imbecil de classe mundial, provavelmente não aprecie isso. Recentemente, a OTAN considerou adequado instalar sistemas de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS dentro da Estónia. Esses foguetes têm um alcance máximo de 300 km, enquanto São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, fica a 200 km da fronteira com a Estónia. Agora, o que Putin disse é o seguinte: “Quanto maior o alcance de suas armas, mais longe moveremos suas fronteiras.” Estonianos, por favor, façam uma escolha: livrar-se dos lançadores HIMARS ou GTFO [“Get the fuck out”, ou se lascarem em bandas – nota do tradutor]. Existe uma terceira escolha, é claro – morrer in situ – mas, visto que você foi avisado, essa seria uma escolha espectacularmente estúpida.

Falando em estupidez, enquanto esses assuntos europeus eram discutidos, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, teve dificuldade em manter os olhos abertos. Isso é compreensível a partir de duas perspectivas. Primeiro, Lavrov havia retornado recentemente de duas viagens rápidas consecutivas pela África, para ajudar a organizar a próxima cúpula Rússia-África a ser realizada em Sochi em Julho. Com base nos resultados de sua visita, a África está solidamente no campo russo. Os africanos estão fartos do colonialismo europeu, do pós-colonialismo e do neocolonialismo e lembram-se que foi a URSS que os ajudou a conquistar a sua independência nacional. Lavrov foi seguido, alguns passos atrás, por representantes da União Europeia, que tentavam conter os estragos. Em segundo lugar, os europeus não são mais um assunto interessante para o diplomata Lavrov, simplesmente porque o Ocidente não deixou espaço para a diplomacia. O secretário de Defesa, Sergei Shoigu, por outro lado, ouviu atentamente. A conclusão a tirar disso é óbvia: a diplomacia com o Ocidente acabou; a partir de agora, é tudo sobre GUERRA. Eles mesmos o fizeram e agora podem servir-se. Daí esta popular camiseta: “Quem não quer falar com Lavrov falará com Shoigu.” E abaixo estão as citações directas de cada um. Lavrov: “Malditos idiotas!” Shoigu: “Vamos colocá-lo onde quisermos.” Infelizmente, esse momento finalmente chegou! Daí esta popular camiseta: “Quem não quer falar com Lavrov falará com Shoigu.” E abaixo estão as citações directas de cada um. Lavrov: “Malditos idiotas!” Shoigu: “Vamos colocá-lo onde quisermos.” Infelizmente, esse momento finalmente chegou!

Falando em estupidez um pouco mais, não há realmente ninguém no Ocidente com quem Lavrov ou Shoigu possam conversar. O que aconteceu com o Ocidente colectivo é um caso bizarro do princípio colectivo de Peter: “As pessoas em uma hierarquia tendem a subir até seu nível de respectiva incompetência”. Excepto que todos os líderes ocidentais que você desejar observar excederam em muito seu nível de respectiva incompetência. Veja o excelente Cadáver em Chefe, o Imperador Dementius Optimus Maximus. Ele não está apto para liderar um torneio de shuffleboard em uma comunidade de aposentados – muito senil. E embora você possa pensar que ele está cercado por pessoas super afiadas e de alto nível, elas são ainda piores do que ele, por terem concordado em servir sob o comando de um fantoche demente. Isso fica particularmente claro com a vice-presidente Kamala Harris: seu nível de competência era como acompanhante exótico; até que ponto ela ultrapassou essa estação na vida! O resto da Casa Branca, desde o Blinken perpetuamente estremecido até o secretário de imprensa idiota, está muito no nível dela. Olhando mais longe, temos o Sr. Rickshaw, o novo vice-presidente britânico, não eleito como o resto. Ele parece ser um cigano; ele pode fazer malabarismos, dançar e cantar ao mesmo tempo? Esse pode ser seu nível de competência; isso e insinuar-se com seus mestres brancos. Certifique-se de recontar os talheres em 10 Downing Street assim que ele partir! E a chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen? Seu nível de competência era dar à luz a muitos filhos. Ela superou isso, primeiro tornando-se ginecologista (falem sobre como ela conseguiu isso!) [Ursula von der Leyen plagiou sua tese de doutoramento, sério, podem conferir aqui – nota do tradutor], e depois, aos trancos e barrancos, em seu trabalho actual. Ou pegue Josep Borrell, o Alto Representante para alguma coisa – certamente não diplomacia, pois ele é o bastardo mais rude que já sugou oxigénio. Seu nível de competência seria o de um recepcionista de bordel. E então há uma proliferação de senhoras / bimbos chiques: a já mencionada idiota Kaja Kallas, da Estónia prestes a ficar deserta, é perfeitamente copiada no Golfo da Finlândia pela igualmente talentosa Sanna Marin de festas sexuais patetas. Ela é muito estúpida para entender que, sem o comércio com a Rússia, a Finlândia não tem economia alguma – nunca teve, nunca terá. Quando os idiotas dizem para ela se juntar à OTAN (quebrando o tratado de paz da Finlândia com a Rússia e automaticamente retornando a um estado de guerra com ela), ela diz: “Posso tomar outro copo desse vinho, por favor?” Para fechar a lista, temos Olaf Scholz; seu nível de competência está em organizar orgias muito grandes e excêntricas. Agora, quem neste lote está lá para Shoigu, nem mencionemos Lavrov, para conversar? Eles apenas jogavam tortas de creme nele, depois escorregavam, caíam e expiravam em uma poça de seu próprio vómito. E então acho que eles terão que esperar que Shoigu “coloque onde quiser”.

Outras partes do discurso de Putin tratavam de assuntos internos da Rússia. A economia russa encolheu 2,1% ano a ano por causa das sanções ocidentais – mas isso foi tudo no primeiro trimestre; depois disso, ela se recuperou rapidamente. A inflação saltou para mais de 11% – novamente, tudo no primeiro trimestre, e depois caiu para 0% e não se mexeu desde então. O rublo está estável e realmente não se moveu desde antes do início da Operação Especial. A Rússia não precisa tomar empréstimos no exterior e não precisa imprimir dinheiro: tudo o que o governo precisa em termos de finanças está disponível por meio da economia de mercado doméstico. As exportações de energia desempenham um papel cada vez menor nas finanças russas e foram reorientadas para longe do Ocidente. O excesso de produção de gás natural está sendo redireccionado para atender às necessidades dos clientes rurais que actualmente aquecem com lenha ou com carvão. A renda individual mínima será aumentada em 18% até o início do próximo ano. Reformas nos transportes públicos estão definidas para acelerar. A substituição de importações de produtos e serviços de TI será dedutível de 150%, enquanto os empresários de TI já são tributados em 3% em vez de 20% e estão isentos do serviço militar. As empresas russas estão indo muito bem porque a saída apressada das empresas ocidentais do mercado russo abriu muitos novos nichos de mercado para eles se expandirem. E assim por diante. Basicamente, o plano ocidental para destruir a economia russa e ferir o povo russo a fim de inspirá-lo a derrubar seu governo foi além do ridículo.

Se há um elemento no discurso de Putin que me pareceu um pouco insincero, foi a afirmação de Putin de que a Rússia fez todo o possível para resolver o conflito na ex-Ucrânia por meio da diplomacia, enquanto o Ocidente usou a diplomacia estritamente como uma cortina de fumaça para rearmar os ucranianos. A Rússia também usou a diplomacia como cortina de fumaça para preparar o terreno para o milagre que se desenrolou ao longo do ano passado: apesar das “sanções infernais” ocidentais e da necessidade de reformular rapidamente o sistema financeiro e as relações comerciais, aumentar a produção de armas, renovar o sistema de recrutamento militar e realizar uma enorme quantidade de diplomacia intrincada para garantir que o mundo inteiro, menos o Ocidente, permaneça em boas relações com o país, a Rússia teve sucesso e está vencendo.

Sobre como a Rússia avançará em direcção à vitória, aqui está uma citação exacta: “passo a passo, com cuidado e consistência”. Durmam bem, inimigos da Rússia!

Fonte: (Dmitry Orlov) - boosty

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome