Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

EX-CHANCELER ALEMÃO NOMEADO PARA ADMINISTRAÇÃO DA GAZPROM
04-03-2022 - ECO

Gerhard Schröder, antigo chanceler alemão, foi nomeado para integrar o Conselho de Administração da gigante russa Gazprom.

O antigo chanceler da Alemanha Gerhard Schröder foi nomeado para integrar o Conselho de Administração da Gazprom, empresa estatal de gás natural russa, numa altura em que as tensões geopolíticas entre o Ocidente e a Rússia crescem, avança o Financial Times  (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A nomeação foi revelada pela própria Gazprom esta sexta-feira, sendo que a decisão final será conhecida na assembleia anual de accionistas, marcada para 30 de Junho. Na lista de 11 candidatos para integrarem o Conselho de Administração, consta Gerhard Schröder, que deverá substituir TimurKulibayev, genro do ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev, de acordo com o mesmo jornal.

Esta nomeação surge num altura em que a exportadora de gás natural russa tem estado “debaixo de fogo” sobre se se ajudou a alimentar a crise de gás na Europa, ao exportar menos quantidades do que em anos anteriores.

Também o Schröder, que liderou a Alemanha durante os primeiros anos da presidência de Vladimir Putin na Rússia, tem estado sujeito a fortes críticas pela sua acumulação de cargos em empresas e consórcios de energia russos. O antigo chanceler social-democrata – do mesmo partido do atual líder alemão Olaf Scholz – tornou-se chefe do comité accionista da Nord Stream, após liderar a Alemanha e é actualmente presidente do Conselho de Administração da Nord Stream 2, uma nova filial do gasoduto que vai duplicar a sua capacidade.

Este gasoduto ainda aguarda a aprovação de Berlim. Não obstante, na sequência do aumento de tensões entre o Ocidente e a Rússia, devido às ameaças da Rússia de invadir a Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia já veio admitir que não descarta recorrer ao controverso gasoduto Nord Stream 2 , que liga a Rússia à Alemanha através do Báltico, para sancionar Moscovo.

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome