Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

Quais são os efeitos secundários da vacina da covid-19? O que devo fazer quando noto algum desses efeitos?
11-06-2021 - Redacção

O vírus que provoca a covid-19 foi uma novidade para as comunidades médica e científica, que estão ainda a aprender qual a melhor forma de lidar com a doença.

Passado já mais de um ano desde que surgiu o vírus, foram desenvolvidas algumas vacinas. No espaço da União Europeia, são utilizadas as vacinas cuja eficácia, segurança e qualidade foram garantidas através de ensaios clínicos e de uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos. 

De acordo com a informação disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde, dezenas de milhares de voluntários foram vacinados e comparados com o idêntico número de voluntários não-vacinados, quanto à ocorrência de efeitos adversos.

O tempo durante o qual os vacinados foram acompanhados após a toma da segunda dose ultrapassou as oito semanas. Este é o período durante o qual surgem efeitos adversos comuns após a toma de vacinas, não se tendo observado uma frequência ou gravidade destes efeitos que coloque em causa a segurança das vacinas.

À semelhança do que se passa com qualquer medicamento, os ensaios não podem, contudo, excluir a ocorrência de efeitos adversos muito raros, só detetáveis quando uma vacina é dada a milhões de pessoas.

Estes efeitos são detetados pela vigilância implementada pelas autoridades de regulação dos medicamentos de cada país, sendo essa competência do Infarmed em Portugal. 

A vacina tem efeitos secundários?

Como qualquer medicamento, a vacina contra a covid-19 pode originar efeitos secundários. No entanto, são raros os casos. Quando acontecem efeitos adversos, por regra são ligeiros e de curto prazo.

Alguns dos efeitos secundários reconhecidos pela DGS são: 

dor no local de injeção;

fadiga;

dor de cabeça;

dores musculares;

dor nas articulações;

febre.

Outros efeitos como vermelhidão no local da injeção e náuseas ocorreram em menos de um em cada dez casos.

Geralmente, estes efeitos desapareceram ao fim de 24 a 48 horas. Embora a sensação de febre não seja incomum por 2-3 dias, uma temperatura alta é rara e pode indicar que tem covid-19 ou outra infeção.

Estes efeitos secundários, nas raras vezes em que ocorrem, costumam durar menos do que uma semana. Caso os sintomas persistam, deve contactar o seu médico assistente ou a Linha SNS24 (808 24 24 24).

Como é administrada?

A vacina é administrada em duas doses, intercaladas por três ou quatro semanas.

Após marcação feita pelo SNS, a pessoa deve apresentar-se no centro de vacinação indicado.

Quem está vacinado continua a ter de cumprir as normas sanitárias?

Sim. Mesmo quem está vacinado tem de usar máscara e respeitar o distanciamento social. Isto porque a proteção só é garantida sete dias depois da toma da segunda dose da vacina, mas ainda não se sabe se a vacinação impede a infeção assintomática. Ou seja, a pessoa pode estar protegida, mas ser portadora do vírus e infetar quem ainda não foi vacinado. 

Cabe a cada um de nós ajudar a proteger os mais vulneráveis.

Fonte: JN.pt

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome