Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 8 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

ESTAMOS SEMPRE A APRENDER
09-04-2021 - Henrique Pratas

Hoje vou partilhar convosco mais uma “artimanha” que os Bancos criaram para “reterem” capitais.

No dia 22 de março agendei uma transferência bancária para o dia 5 de abril do corrente ano, como controlo a minha conta bancária diariamente para não ter surpresas, estas não deixam de ocorrer e então verifiquei que o agendamento que tinha realizado não se tinha realizado, tentei junto da entidade bancária saber os motivos, mas como agora só temos cal-centers, recebi a informação que ontem dia 5 de abril de 2021 era feriado bancário. Esta resposta não me satisfez e fui há procura da verdadeira explicação encontrei-a no Banco de Portugal e para que não vos aconteça o que aconteceu comigo aqui fica a explicação correta.

“Foi criado o TARGET2 é o sistema de liquidação por bruto em tempo real (SLBTR) detido e operado peloEuro sistema. Os bancos centrais e bancos comerciais podem submeter ordens de pagamento em euros ao TARGET2, onde são processadas e liquidadas em moeda do banco central, ou seja, dinheiro detido numa conta num banco central. O TARGET2 liquida pagamentos relacionados com as operações de política monetária doEuro sistema, bem como transações entre bancos e comerciais.

De cinco em cinco dias, o TARGET2 processa um valor próximo de todo o PIB da área do euro, o queo torna um dos maiores sistemas de pagamentos do mundo. Mais de 1.000 bancos utilizam oTARGET2 para efetuar transações em euros, por conta própria ou por conta dos seus clientes.

Considerando as sucursais e subsidiárias, mais de 52.000 bancos em todo o mundo e todos os seusclientes podem ser contactados através do TARGET2.

E como funciona o TARGET2?

As ordens de pagamento são submetidas à plataforma para processamento e liquidadas uma a umade forma contínua em moeda do banco central, com finalização imediata. Não há limite superior ouinferior para seu valor. O TARGET2 é usado por bancos centrais e bancos comerciais paratransações de política monetária, pagamentos interbancários e pagamentos comerciais.

A disponibilidade e o custo da liquidez são duas questões cruciais para o bom processamento depagamentos em sistemas LBTR. O TARGET2 possui uma gama de recursos que permitem umagestão de liquidez eficiente, incluindo prioridades de pagamento, transações cronometradas,facilidades de reserva de liquidez, limites, pool de liquidez e procedimentos de otimização.

O TARGET2 está aberto ao processamento de pagamentos todos os dias úteis das 07:00 às 18:00

CET. O sistema está encerrado nos seguintes dias:

  • 1 de janeiro (dia de ano novo)
  • Boa sexta-feira
  • Segunda-feira de Páscoa
  • 1 de maio (Dia do Trabalho)
  • 25 de dezembro (dia de Natal)
  • 26 de dezembro

Participação

O TARGET2 é utilizado para realizar operações de política monetária na área do euro. Os bancoscentrais dos Estados-Membros da UE que ainda não adotaram o euro têm também a opção departicipar no TARGET2 e de efetuar transações em euros através da plataforma.

Outras instituições financeiras podem conectar-se ao TARGET2 por meio de um banco centralparticipante. Eles podem escolher entre várias opções de acesso diferentes:

  • Participante direto: uma instituição financeira estabelecida no Espaço Económico Europeu

(EEE) que detém uma conta RTGS em dinheiro do banco central no TARGET2, envia e

recebe pagamentos em seu próprio nome ou em nome dos seus clientes

  • Participação indireta: uma instituição financeira estabelecida no EEE que envia e recebe

pagamentos por meio de um participante direto no TARGET2

  • Acesso multi-destinatário: sucursais e subsidiárias de um participante direto no EEE que

estão autorizadas a canalizar pagamentos através da conta do participante direto

  • Addressable BIC: a correspondent of a direct participant that holds a Bank Identifier Code(BIC), irrespective of its place of establishment.”

Esta, provavelmente uma explicação exaustiva e minuciosa foi aquilo que aconteceu comigo que percorri muitos caminhos para chegar aqui, onde alguns bancários me deram informações contraditórias, uns dizendo que no dia 5 era feriado bancário, outros a quem perguntava se o dia 5 era feriado bancário me diziam que desconheciam e com o é hábito neste País alguns inteligentes que ter poder é esconder informação dos outros trabalhadores bancários fica aqui demonstrado inequivocamente que ter poder é ter capacidade para pensar e procurar, porque não há nada para inventar a não ser algumas artimanhas que são cozinhadas entre meia dúzia de participantes e que não as divulgam por ninguém.

Resta-me acrescentar para os que são mais curiosos que podem encontrar esta informação digitando no Google Banco de Portugal, escolhendo a opção Particulares, depois na barra superior vão a Sistemas de Pagamentos e dentro destes selecionam Infraestruturas de Mercado e vão encontrar tudo o que vos escrevi mais detalhado em Target 2.

Esta é a demonstração inequívoca que vivemos num pardieiro de saloios no pior sentido da palavra, porque como já lhes escrevi anteriormente escondem informação porque pensam que desta forma têm poder, que mentes mais pobrezinhas que só assim se vão safando na vida há custa de esquemas, de explicações mal dadas, de escusas e de outros processos muito pouco transparentes.

Tudo tem uma explicação e eu não entendo como é que os Gerentes, Diretores de Balcão, detentores de nomes tão pomposos, mas que de substância nada possuem não explicam estas situações clara e de uma forma transparente aos clientes dos diferentes Bancos, isto é uma vergonha, com as taxas, taxinhas, comissões de manutenção de conta e imposto de selo que nos são cobrados e demais “invenções” que o sistema bancário possa ter, não expliquem com clareza e transparência o que efetivamente se passa.

Estamos perante a tentativa ou consolidação de mais um outro poder o poder bancário ou financeiro, como queiram e num País tão pequenino, criamos tantas ”quintas”, ou espaços privados que qualquer dos dias não existe lugar para colocar um simples enxada, para quem efetivamente trabalha.

Peço-vos desculpa pela explicação tão técnica mas não tenho outro processo para o fazer, espero que tenha sido claro e que fiquem a saber que existem dias fora dos feriados nacionais, municipais em que não podem realizar transferências bancárias, porque as plataformas eletrónicas dos Bancos permitem que sejam criadas, sem lhes gerarem nenhum sistema de alerta mas depois não as executa como no caso em que vos ilustrei, mais uns dias em que a Banca reteve dinheiro de todos nós para fazer aplicações financeiras, sem autorização prévia, é desta forma que os nossos parcos dinheiros vão encher os cofres do Novo Banco e de outros Bancos que se encontram em falência técnica e a outros lhes permitem apresentar resultados líquidos ou proveitos como quiserem e depois fazerem publicidade sobre os resultados alcançados há custa de manobras que não são claras para todos os depositantes, quando a maior parte deles presta um péssimo serviço há população, mas que se arrogam há imponência e incompetência dos Presidentes e Administradores que os tutelam, fazendo os fretes todos que lhes são solicitados pelos detentores do capital e dos diferentes Governos.

Henrique Pratas

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome