Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

O esplendor de Portugal…
21-08-2020 - Cândido Ferreira

- A versão original remonta a 2006, quando a Rádio Central FM, de Leiria, me solicitou um texto para integrar no livro da sua “Grande Gala”.

No final do Estado Novo, perdida a minha aldeola entre as areias e os pinhais da Gândara, nem as mais dedicadas organizações, tais como a prestimosa Polícia Internacional de Defesa do Estado, por ali passavam. E para quê essa trabalheira se, naqueles ares livres de poluições físicas e mentais, até a Bíblia era uma excentricidade de que nem os “intelectuais” dispunham?

Trevas obscuras as que então se viviam, sem uma opinião pública sólida como a atual, firmada numa imprensa livre e que nos dá boa conta do estado da nação. Tempos difíceis aqueles, em que o nosso país também ainda não beneficiara dos fundos europeus com que depois construiu aeroportos, TGVS e autoestradas públicas por onde hoje livremente flui o progresso. E como poderia Portugal levantar de novo o seu esplendor, sem uma economia alavancada por empresas bem dirigidas como a PT, EDP, TAP, BES, Novo Banco, a par de tantas outras instituições sem fins lucrativos… nem fundo?

Verdadeiro atraso de vida, lá na minha aldeia até os telefones se contavam pelos dedos de uma só mão. Chegava e sobrava a distribuição postal, um despesão que durante décadas ficou escondido atrás dos quintais e que, só agora, para nossa felicidade, se encontra em bom desmantelamento. Mas vamos à nossa história, que é o que interessa:

Em terra em que a pequenada ficava de cara à banda ao ouvir rádio, era da competência exclusiva do João dos Correios levar as boas e más novidades a casa de cada um. E honra lhe seja feita que, fiel aos seus deveres profissionais, o carteiro nunca as levava de casa em casa…

Incansável, sem tempo para se coçar, todos os dias o esforçado João calcorreava léguas e léguas, fizesse sol ou chuva. E todos os dias, mesmo! Para quê férias e folgas, luxos da gentinha das cidades e que não pensava no dia de amanhã? Lá no seu Correio, toda a distribuição era por sua conta e risco, até por gozar de saúde de ferro. E, boa verdade se diga, também graças às manigâncias que a sua Chefe facilitava e lhe permitiam que, a “bem da Nação”, ele pudesse substituir-se a si próprio e assim auferir de uns cobres extras.

Boas cunhas, inadmissíveis numa sociedade moderna e transparente como a atual, mas que o bom carteiro, sem cultura e ética republicana, até agradecia aos céus que, mesmo em dias de trovoada, também o protegiam.

Bom a conversar e de incontido orgulho na profissão, ele até se gabava de nunca ter falhado um só dia ao trabalho ou de ter ficado correspondência por distribuir. De contas certinhas com Deus e os homens, até se desdobrava num ror de recados de que, “serviços por fora”, nem cobrava um tusto. Alguns dos seus conterrâneos ainda reconheciam esses favores com “frutas-da-casa”, mas a maioria assentava a conta noutros canhenhos:

- Obrigado, ó João. E vai com Deus!...

Bênçãos divinas que não evitavam maus-olhados. Pois se até Cristo despertou as iras dos seus conterrâneos, porque havia aquela santa alma de constituir exceção? O velho Zé do Carmo, então, era um que não se conformava com a sorte daquele “fidalgo” que, sem saber ler nem escrever, arranjara um “tacho do caraças”:

- Antes de andar a mamar à nossa custa, ele andava à pata. – Ratava pelas costas, até por pedalar em ferrugenta bicicleta enquanto o “vaidosão” se pavoneava numa motorizada, novinha em folha. – Ao que o mundo chegou! Até a formiga tem catarro. E andamos a pagar para luxos destes…

Não era bem assim, porque os selos até eram baratuchos e, homem de teres e haveres, o Senhor José Santos do Carmo quase nem “décimas” pagava. No entanto, não sendo de invejas ou birras, nem de guardar rancores, não raro utilizava os préstimos do outro:

- Ó João, grande amigalhaço! – Assim lhe interrompia o giro, usando umas falas ainda mais mansas do que as rameiras velhas. - Pára aí um pouco! Pára e lê-me a carta, que eu ando mal das vistas e os doutores não acertam com o meu mal...

Forreta de vender os olhos por dez tostões, assim quebrava o coração do outro que, mais ingénuo do que muitas virgens, por ali se quedava, sempre pronto a traduzir quaisquer gatafunhagens: cenas lancinantes as que chegavam do Brasil, onde se refugiara um rebento do Zé do Carmo para se livrar de sarilhos de saias. Linhas tortas, de ler e reler de alto a baixo, tudinho tim-tim por tim-tim, que o discernimento do velhote era curto. E a dar contas dos seus azares, que eram às carradas, não raro o Zé do Carmo requeria outras e melhores atenções:

- Ó João, entra! Entra e bebe um copo, que tu até mereces que te molhe a boca... – E, franqueado o portão, lá escorregava com um copito mal medido, até porque, antes do almoço, muito vinho podia fazer mal à figadeira. Dias raros esses, mas em que não estava nenhum burro para nascer. Fatal como o destino, aquela adega não podia dar prejuízo: - Olha lá, ó João, tens de me ajudar a escrever uma carta para o meu filho. Quando te der mais jeito, que não há urgência...

E o abnegado João, sempre pronto a ajudar o próximo, nem pestanejava. Ripando da lapiseira azul e, sem precisar que encher o copo, logo correspondia ao pedido:

- É para já, Ti Zé. Até trago aqui papel de carta. Quando chegar ao Correio, é só arranjar um envelope e botar o selo!...

O papel era “oferta da casa”, mas os selos e o sobrescrito custavam os olhos da cara do Zé do Carmo, formalidade que, a fazer-se esquecido, sempre retardava quanto podia. Pagar e morrer quanto mais tarde melhor, no dia seguinte, à espreita, nunca ele deixava de fiscalizar o servicinho:

- Olha lá, ó João. Por acaso não te esqueceste de…

- Não, Ti Zé! Foi a primeira coisa que fiz, quando cheguei ao Correio…

- Vê lá…

Tudo pelo melhor, até aquele esporádico, mas frutuoso intercâmbio se incentivar, mais precisamente quando Marcelo Caetano, o primeiro-ministro de então, teve a lata de atribuir uns “abonos” da Casa do Povo, em demagógica operação com que inaugurou o chamado “Estado Social”. No primeiro lugar da fila, o Zé do Carmo até dispensara os bons serviços do carteiro e, um dinheirão, metera advogado na causa. Sendo dos primeiros a usufruir de tal bónus, que agora lhe chegava mensalmente, por cheque, toda aquela tramitação o punha a rabiar. No fim-do-mês, tão certinho nas contas como o nascer e pôr-do-sol, não arredava pé do caminho:

- Então, ainda não veio nada? – Perguntava exasperado, como a duvidar da competência do carteiro. - O António Vadio e a Maria Carola já receberam?

- Tenha calma, Ti Zé! Este mês, os gajos atrasaram-se. Olhe que ainda faltam muitos…

Compreende-se bem a legitimidade das suas preocupações. A roubalheira estava instalada nesses tempos e, com tanto vigarista à solta e esmola tão grande, qualquer pessoa de bem tinha obrigação de desconfiar. Porém, nem sempre assim era:

- Ó João, hoje vamos festejar com um vinhão... que tu até és um gajo porreiro. – Convidava em dias felizes, quando o carteiro antecipava os prazos. - Para, no final, não raro dar um nó ao ponto e cobrar tanta filantropia: - Olha, por acaso, preciso que me faças um favorzito…

Tudo em santa paz, até ao dia em que o João dos Correios foi portador de uma carta lacrada, dirigida em caligrafia fina e com chancela oficial. O Zé do Carmo até ficou em pulgas:

- Ó carago, parece coisa feia… da Fazenda, da Guarda ou do Tribunal – Logo intuiu, devolvendo o envelope. – Vê lá, depressa, o que isso é. – Implorou de pernas a tremer, enquanto o carteiro analisava a papelada. - Despacha-te, homem de Deus!...

Com efeito, o outro só podia confirmar os seus piores presságios:

- É da GNR… E é por causa da licença dos cães, que têm de ter as vacinas contra a raiva. Eu bem o avisei que devia tratar disso…

- E agora?...

- Agora, chapéu! Aplicaram-lhe uma pastilha de oitenta mil réis e já não há nada a fazer…

Era coisica pouca para quem usufruía de uma “reforma” tão valente, mas, assim de chofre, a retambana do João logo havia de pôr a nu as mais íntimas convicções do outro:

- Porra!... E tu ainda acodes por esses ladrões? – Arreou ele, passado dos varais. - Cão e raivoso és tu, meu sacaninha de merda! Um grande amigo me saíste, não há dúvida! - E com o carteiro meio aturdido, a dar ao pedal da motorizada para se pôr a salvo, ainda fazia figas: - Sumam-se os comedores!...

Passou meio século, mas nunca mais esqueci esse meu velho amigo João dos Correios, um paz-de-alma que fazia o bem sem olhar a quem. Tendo, contudo, nascido menos “cândido” do que ele, entendi reciclar hoje esta velha história.

Numa semanada, em que os principais responsáveis cá pelo retângulo e ilhas andaram por Espanha e Holanda, em digressões que não levantam o esplendor de Portugal, e sem qualquer boa mensagem para vos entregar, preferi contar-vos uma anedota.

Mais avisado do que o João dos Correios, este “mensageiro” assim se previne de algum Zé do Carmo que, felizmente uma espécie em vias de extinção, ainda possa por aí sobrar.

- Sumam-se os comedores!...

Cândido Ferreira – Cronista e escritor

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome