Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo

Questões Oportunas

QUESTÕES OPORTUNAS
DOIS QUINTOS DO INFERNO

10-07-2020 - Pedro Pereira

Durante o século XVIII, o Brasil-colónia pagava um alto tributo ao seu colonizador; Portugal. Este tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em terras de Vera Cruz e correspondia a 20% dessa produção. Esta alta taxa, absurda tinha por nome, «O Quinto». Taxa esta que incidia, principalmente, sobre a produção de ouro brasileiro. «O Quinto» era odiado por quase toda a gente, pelo que foi apelidado de «O Quinto dos Infernos».

No ensino elementar, no Brasil de hoje, nas aulas de História do Brasil, é ensinado que Portugal quis, em determinado momento, cobrar os «quintos» atrasados de uma única vez – no episódio conhecido como «A Derrama», facto este que revoltou a população, tendo dado origem ao movimento conhecido como «Inconfidência Mineira», que teve o seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o «Tiradentes». Apesar dos livros escolares ainda apresentarem um «Tiradentes» como herói, sabe-se hoje, que foi um dos maiores contrabandistas de ouro do Brasil. Mas, o curioso é que contrabandeava justamente para fugir dos altos tributos impostos pela coroa portuguesa.

Afinal, quem aguenta um imposto de 20% do PIB?…

O alferes «Tiradentes» e os seus companheiros contrabandeavam o produto do país, para fugir do «Quinto dos Infernos». A diferença entre os dias do «Tiradentes» e os nossos dias, é que naquele tempo uma voz ergueu-se e lutou pelo fim do imposto absurdo, sendo levado à morte por este ideal. Hoje, a carga tributária em Portugal (e no Brasil) é muito superior à da época da Inconfidência Mineira, praticamente o dobro. Ou seja, hoje pagamos «Dois Quintos dos Infernos». Só precisamos de encontrar um novo «Tiradentes» que nos salve, portugueses, da canga tributária que asfixia a todos, da classe média para baixo, que o mesmo é dizer: que salve o país do buraco em que sucessivos governos relapsos e malfadados o meteram e persistem em fazê-lo.

Pedro Pereira

 

 

Voltar

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome