Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 2 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Acordo de Cooperação entre a Universidade de Díli e a Universidade de Lisboa

14-08-2015 - M. Azancot de Menezes

A Universidade de Díli e a Universidade de Lisboa assinaram um acordo de cooperação que abrange diversas áreas, nomeadamente, Investigação e docência, Cooperação técnica, Projectos conjuntos, Intercâmbio de pessoal académico, Intercâmbio de estudantes e Documentação e informação.

Nenhum país pode ter pretensões de ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. O ensino superior qualificado cumpre um papel de importância estratégica para o desenvolvimento de qualquer País, das instituições e das pessoas, pelo que, um dos principais méritos da nova equipa reitoral (2015/2017), embora reconheça que a tarefa será árdua e difícil, é a de desejar e ambicionar projectar a Universidade de Díli num rumo de excelência, com particular atenção para a qualificação dos seus docentes.

Esta visão estratégica é de importância sem precedentes porque defende um projecto de desenvolvimento que mantém a matriz identitária, mas apresenta novas ideias e soluções, e quer assumir compromissos sérios ao nível nacional e internacional.

No âmbito desta cooperação entre a Universidade de Díli e a Universidade de Lisboa terá início no próximo mês de Novembro o primeiro “Curso de Introdução à Didáctica do Ensino Superior” destinado aos docentes da Universidade de Díli. O curso será ministrado pelo Prof. Doutor Luís Tinoca do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O curso de “Introdução à Didáctica do Ensino Superior” pretende contribuir para a formação do professor do Ensino Superior, com enfoque para a compreensão das especificidades do trabalho docente no contexto institucional, formativo e curricular, do Ensino Superior, e terá paralelismo pedagógico no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, creditável como disciplina de opção para cursos de pós-graduação a fazer posteriormente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Trata-se de um curso que deve ser encarado como parte de um campo de estudo sistematizado, de investigação e de prática, na perspectiva do ensino e que tem presente múltiplos factores condicionantes (económicos, sociais, culturais, políticos e educacionais contemporâneos), sem descurar outros aspectos inerentes às subjectividades individuais e colectivas envolvidas nas práticas pedagógicas.

A Universidade de Lisboa é a maior portuguesa e uma das principais universidades europeias. A oferta formativa abrange todas as áreas do saber e é líder dos principais rankings internacionais. Foi considerada a 2ª Universidade Ibero-Americana no Ranking SCI Mago 2014 de produção científica, e no ranking de 2014 das universidades de todo o mundo ocupou uma posição de destaque, a nível europeu, nas áreas de Matemática (14º lugar), Engenharia (15º lugar) e Agronomia (28º lugar) segundo o Best Global Universities.

A Universidade de Lisboa tem 48.323 estudantes, 448 cursos de Licenciatura, Mestrados Integrados, Mestrados e Doutoramentos, 18 escolas (Faculdades e Institutos) / 8 Campus, 24 Residências Universitárias, 9 cantinas, 76 Unidades de Investigação, 3.451 Docentes e 9.752 diplomados (2013), pelo que, é minha convicção, a Universidade de Díli e Timor-Leste terão muito a beneficiar com esta parceria.

Vice-Reitores da Universidade de Lisboa (Eduardo Pereira e Luís Manuel dos Anjos Ferreira) e o Pró-Reitor da Universidade de Díli (Azancot de Menezes)


Luísa Cerdeira (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), João Pedro da Ponte (Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) e Azancot de Menezes (Pro-Reitor da Universidade de Díli)

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome