Edição online quinzenal
 
Domingo 5 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Corrupção em Angola «é real» vamos acabar com esta triste sina!

24-04-2015 - Circulo Angolano

“A impunidade é a matriz e a geratriz de novos e insensatos acontecimentos e o desmoronamento do que ainda resta de bom na alma humana” (Leon Frejda Szklarowsky).

Corrupção com rosto ,com nomes, mas no nosso País como a impunidade anda de mãos dadas com a cumplicidade, “resta-nos esperar que a justiça em Angola seja igual para todos..« O mundo tornou-se muito pequeno para os responsáveis governamentais que pensam que eles podem pilhar, com toda impunidade, os recursos dos seus países ».

A corrupção é uma ameaça ao desenvolvimento, à democracia e à estabilidade. Distorce os mercados, trava o crescimento económico e desencoraja o investimento estrangeiro. Corrói os serviços públicos e a confiança nos funcionários. E contribui para a degradação do ambiente e põe em perigo a saúde pública, ao permitir a descarga ilegal de resíduos perigosos e a produção e distribuição de medicamentos contrafeitos.

O sector privado desempenha igualmente um papel decisivo. A corrupção funciona como um custo oculto que faz subir os preços e baixar a qualidade, sem que os produtores ou consumidores retirem daí qualquer benefício. A luta contra a corrupção é uma política vantajosa, inclusivamente sob o ponto de vista económico, dado que são cada vez mais os investidores que tomam decisões tendo em conta não só critérios ambientais, sociais e de governação mas também princípios éticos.

Apelo aos líderes empresariais e políticos, sociedade civil em Angola, para que denunciem a corrupção e velem por que as suas palavras sejam acompanhadas de proibições rigorosas. Devem adoptar medidas contra a corrupção no quadro da Convenção das Nações Unidas e criar os sistemas de controlo necessários para reforçar a integridade e a transparência.

As Nações Unidas também se esforçam por combater a corrupção na realização das suas actividades, nomeadamente na contratação, aplicando o princípio da responsabilidade individual, colaborando com as autoridades encarregadas de garantir o cumprimento da lei e investigando todos os possíveis casos de corrupção que possam surgir vamos seguir o este grande exemplo em Angola.

Círculo, este é o nosso desafio!

Fonte: Circulo Angolano

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome