Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 6 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Angola participa nas reuniões anuais do BM e do FMI

17-04-2015 - Angop

Washington - O ministro angolano das Finanças, Armando Manuel, chegou ao principio da noite de terça-feira, 14 de Abril, a Washington para chefiar a delegação angolana que vai participar nas reuniões de Primavera das organizações de Bretton Woods - Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional. O encontro acontece de 17 a 19 de Abril, sob o tema "Acabar com a extrema pobreza até 2030: o empurrão final".

A comitiva governamental inclui ainda o secretário de Estado para o Planeamento e Território Nacional do Ministério do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Pedro Luís da Fonseca e o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Gualberto Lima Campos.

Entre as entidades convidadas a participar no evento destacam-se os representantes do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

O governante angolano recebeu à sua chegada a Washington, cumprimentos de boas-vindas do embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, Eduardo Neto, Adido de Defesa da chancelaria militar junto à missão diplomática em Washington bem como de diplomatas e membros da sua equipa de apoio técnico e administrativo.

O programa do evento internacional inclui seminários, reuniões regionais, conferências de imprensa voltados para a economia global, desenvolvimento internacional e sistema financeiro mundial.

O certame internacional é uma oportunidade que tanto o BM como o FMI têm para reunir o Conselho dos Governadores que são os Ministros das Finanças e ou do Planeamento de todos os países do mundo, para fazer o acompanhamento dos trabalhos e das questões principais de negócio, fundamentalmente voltadas para o desenvolvimento e combate à pobreza assim como a garantia da estabilidade financeira internacional.

“ Vamos dar continuidade à discussão dos aspectos da agenda das duas instituições e neste momento apreciar de forma muito específica o estado da economia global, sobretudo as implicações ligadas ao sector energético, onde a desaceleração dos preços com alguma volatidade têm colocado algumas economias em situações pouco convencionais e, naturalmente, as questões que se prendem com a agenda ordinária das instituições, sobretudo as específicas das economias africanas na agenda do Grupo Banco Mundial e do FMI”, disse Armando Manuel à sua chegada falando à imprensa nacional.

Paralelamente à agenda de trabalhos, prevê-se que a delegação angolana mantenha vários encontros bilaterias com os parceiros americanos e outros para troca de impressões e análise de questões de interesse comum.

Em Washington, a delegação chefiada por Armando Manuel contará com o apoio de Ana Dias Lourenço, que é a Directora Executiva, representante angolana e africana no Banco Mundial, na 25ª constituência, da qual fazem parte igualmente a Nigéria e a África do Sul.

A presença de Angola, à semelhança da agenda anunciada, é tida como mais uma demonstração do compromisso que o país mantém com as finanças internacionais.

Prevê-se que no evento participem ministros de mais de 100 Governos, não apenas membros do conselho de governadores do Grupo Banco Mundial (GBM) e do FMI, mas igualmente representantes oficiais dos Governos, representantes de agências doadoras, académicos, representantes da sociedade civil e jornalistas.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome