Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 6 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Namibe: Mulheres debatem "Justiça de género"

17-04-2015 - Angop

Namibe - Mulheres de várias agremiações femininas partidárias desta cidade participaram hoje, quinta-feira, numa palestra sobre "a justiça de género", numa iniciativa da Associação dos Jovens Organizados do bairro Valódia.

A palestra está inserida no projecto desta associação denominado “Promoção da igualdade de género e o empoderamento da mulher”, financiado pela União Europeia, Ministério do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial e pela Cooperação Espanhola, através do programa de apoio aos actores não estatais.

Durante a palestra, orientada pelo director do gabinete jurídico do governo da província do Namibe, Wilson Vilengalenga, começou por definir a justiça como tudo aquilo que se encontra em conformidade com a moral e com o direito, como tratar o próximo, sendo uma emanação e um princípio de justiça do ponto de vista moral.

Do ponto de vista do Direito, disse que a Justiça significa que as normas que protegem os direitos fundamentais dos cidadãos devem ser respeitadas de modo a que a actuação das pessoas que integram a mesma sociedade não viole os direitos e legítimos interesses de outrem, isto na perspectiva do direito.

Para o género, acrescentou, este assume várias perspectivas, mas na abordagem social é tido como a determinação que diferencia homens e mulheres, em poucas palavras o sexo.

Na sua dissertação, Wilson Vilengalenga realçou ainda que nos dias de hoje e com os avanços científicos e tecnológicos, e com o processo de globalização, é cada vez mais audível as preocupações com respeito pelos direitos humanos, igualdade entre as pessoas concretamente o relacionamento que se deve estabelecer entre homens e mulheres na sociedade.

“É nesta base de entendimento que se fala de direitos iguais entre homens e mulheres, entretanto quem fala de direitos iguais fala por maior de razão em oportunidades iguais como por exemplo ao acesso ao emprego, educação e outros serviços”, frisou.

Afirmou que no programa do executivo angolano 2012/2017 o estado reitera o seu compromisso firme na luta para a justiça entre homens e mulheres, como a promoção das mulheres rurais nos órgãos de decisão e nas associações do meio rural.

O prelector aconselhou as mulheres a participarem nos vários programas traçados pelo gverno da província do Namibe e não só, contribuindo assim com ideias e conselhos que contribua para o seu desenvolvimento económico e social.

Sobre os actos de violência doméstica, aconselhou as mulheres a denunciarem e não estarem no silêncio porque só estariam a por em perigo as suas vidas e de seus filhos.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome