Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 6 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Moçambicanos mortos por xenofobia na África do Sul

17-04-2015 - Isabel Pinto Machado

Fernando Fazenda, embaixador de Moçambique na África do Sul, deslocou-se hoje a Durban, para confortar e preparar o repatriamento dos cerca de 300 moçambicanos, que estão em campos de trânsito após a morte de dois seus conterrâneos, queimados vivos por sul-africanos.

A onda de violência que assola o Kuazulu-Natal desde sexta-feira passada, culminou na morte de pelo menos dois cidadãos moçambicanos e três etíopes.

Mais de 500 cidadãos africanos, na sua maioria moçambicanos que perderam todos os seus bens devido à violência xenófoba, estão em centros de acolhimento temporário e em esquadras da polícia em Durban, todos querem regressar aos seus países de origem.

Moçambique, Malawi e Somália estão a preparar o repatriamento dos seus cidadãos.

O embaixador moçambicano Fernando Fazenda que está desde esta quarta-feira em Durban, está "terrívelmente pessimista" quanto ao estancar desta nova onda de violência, que dos bairros periféricos de Durban alastrou à capital do Kwazulu-Natal.

"A violência continua em diferentes sítios...as coisas estão a deflagrar em tudo o que é canto, em tudo o que é bairro, quando a gente pensa que as coisas estão a acalmar, há notícias de focos violentos noutras zonas."

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome