Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cooperação Angola/Brasil é diferenciada e com vantagens recíprocas- Chikoti

03-04-2015 - Angop

Luanda - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, declarou nesta quarta-feira, em Luanda, que a cooperação entre Angola e o Brasil tem evoluído de forma diferenciada e com vantagens recíprocas.

O chefe da diplomacia angolana discursava num encontro de trabalho com uma delegação brasileira chefiada pelo seu homólogo, Mauro Luiz Vieira, que realiza uma visita de três dias a Angola.

Lembrou que desde que Angola e o Brasil estabeleceram relações, um dia depois da independência angolana do jugo colonial, “a cooperação entre os dois pais tem evoluído de forma diferenciada e com vantagens recíprocas, sobretudo, depois do estabelecimento da parceria estratégica a 22 de Junho de 2010”, aquando de uma visita do Chefe de Estado angolano; José Eduardo dos Santos, ao Brasil.

Salienta que o protocolo de facilitação de vistos de curta duração que entrou em vigor a cinco de Janeiro deste ano está a permitir uma maior circulação dos homens de negócios de ambos os Estados com benefícios evidentes para as relações económicas e comerciais entre Angola e o Brasil.

Sublinhou que a realização da reunião de alto nível entre Angola e o Brasil reforça o mecanismo de diálogo directo e efectivo não só para tratar de questões ligadas a cooperação, através da avaliação dos acordos assinados, mas também para a abordagem de questões internacionais de interesse comum.

Georges Chikoti, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio diplomático brasileiro à candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Adiantou que expressiva vitória alcançada pela diplomacia angolana reflecte o reconhecimento da comunidade internacional do papel que Angola, sob liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, tem desempenhando na prevenção e resolução de conflitos em África e a favor da paz e da segurança internacional.

Reafirmou que durante o seu mandato Angola pretende concentrar as suas iniciativas e esforços diplomáticos em questões prioritárias que concorrem para a concessão dos seus objectivos estratégicos nacionais e regionais e que resultem numa contribuição relevante para a agenda internacional de paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento.

Referiu que em Janeiro de 2014 Angola assumiu a presidência rotativa da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e está a coordenar os esforços para a paz e estabilidade no leste da República Democrática do Congo (RDC), na República Centro Africana e no Sudão do Sul.

Informou que o país acompanha com interesse a crise política na República Bolivariana da Venezuela e os esforços desenvolvidos para sua resolução, incluindo o papel de mediação do Brasil.

Afirmou que Angola aprecia a reaproximação entre Cuba e os Estados Unidos de América visando, em primeiro lugar a reabertura das respectivas embaixadas e apoia o fim imediato do embargo económico que os EUA impõe ao Estado cubano desde 1962.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome