Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cabo Verde: Há novas construções em Chã das Caldeiras

03-04-2015 - RTC

Declarado o fim da erupção vulcânica, as famílias estão a regressar a Chã das Caldeiras.

Enquanto as autoridades não se decidem sobre onde será o novo assentamento, os moradores vão remodelando as poucas casas que restaram e até já há novas construções na zona.

Os moradores retirados da região durante a erupção vulcânica estão a regressar e mesmo sem licença para isso começaram a construir novas casa e a remodelar as que resistiram a erupção.  

Passado o perigo, as famílias cujas casas resistiram a erupção estão de regresso e não escondem que pretendem fixar residência em Chã das Caldeiras.

As autoridades, técnicos e cientistas afirmam não existir mais condições para o assentamento de pessoas na zona, e durante o fórum para a reconstrução do Fogo defendiam que as construções dentro da caldeira devem ser temporárias e de preferência de madeira. Mas alegando não haver uma proibição expressa de construção os retornados estão a edificar casas tradicionais com as pedras do vulcão e novas habitações.

A recuperação das casas e o regresso de várias famílias, é mais um sinal de que os moradores querem continuar a residir e a trabalhar em Chã das Caldeiras. Resta agora as autoridades posicionarem-se sobre o futuro desta gente e da região.

MCSA – RCV

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome