Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 2 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Angola: Responsável aponta factores da diminuição do preço do petróleo no mercado

06-02-2015 - N.A.

O desequilíbrio entre a procura e a oferta do crude, motivado pelo aumento da produção mundial, com o forte contributo do petróleo de Xisto pelos Estados Unidos da América, foi apontado hoje, terça-feira, em Luanda, pelo director Nacional de Comercialização Externa do Ministério dos Petróleos, Manuel Albino Ferreira, como um dos factores da baixa do preço no mercado internacional.

De acordo com o responsável, que falava numa palestra sobre "O comportamento do preço do petróleo no mercado internacional: leituras e consequências", a manutenção dos níveis de produção da OPEP e a indecisão sobre quem vai dar o primeiro passo no corte de produção estão, igualmente, entre os factores da diminuição do preço do petróleo.

Manuel Ferreira indicou igualmente a condição geopolítica, a qualidade do crude, a localização geográfica e a especulação nos preços como as causas que influenciaram também na queda do preço do petróleo no mundo.

O prelector fez saber que a produção de petróleo em Angola está actualmente estimada em 1.7 milhões de barris por dia, augurando que a mesma venha crescer, no futuro, para dois milhões de barris por dia.

Manuel albino Ferreira disse que em 2013, a contribuição do sector petrolífero em Angola no Produto Interno Bruto (PIB) foi de cerca de 54,7 porcento, aproximadamente 97,2% das exportações totais e cerca de 76% das receitas fiscais.

De 2000 a 2008, prosseguiu, o crescimento da produção do petróleo em Angola evidenciou-se devido a entrada em produção dos campos em águas profundas, com destaque para os campos do Girassol, Dália e Rosa, no Bloco 17, Kizomba A e B no bloco 15, e Grande Plutónio no Bloco 18.

Para contornar a actual queda do preço de petróleo no mercado internacional, Angola elegeu o sector da agricultura como a aposta certa para a diversificação da sua economia, por ser fundamental para o aumento de postos de trabalho.

A palestra teve como objectivo sensibilizar a sociedade sobre a influência do comportamento do preço do petróleo no mercado internacional e suas consequências para a economia angolana, bem como contribuir para o aumento da eficiência e qualidade dos serviços públicos e privados para a solidificação do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Angop

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome