Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Moçambique: FMI alerta Governo para dívida “quase insustentável”

14-11-2014 - N.A.

Depois de duas semanas de trabalho, entre a visita à província de Tete, encontros com os três candidatos presidenciais e ministros de pastas chave, a equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) compareceu, na quinta-feira, 6, perante a imprensa, para fazer o balanço.

O FMI alertou que o Estado moçambicano está perto de ter uma dívida pública insustentável, defendendo que o Governo deve cortar o ritmo do endividamento.

A missão, chefiada por Doris Ross, assistente de direcção do FMI, concluiu que é preciso cortar a elevada dívida contraída nos últimos dois anos para financiar grandes projectos. O FMI entende que o investimento deve financiar, sobretudo, os sectores prioritários.

Do mesmo modo, a Fundo sugere o corte da despesa pública, ajustando-a às receitas arrecadadas.

“Como sabem, estamos num ano eleitoral, onde o Orçamento de Estado é expansivo, pelo que este ritmo de despesa não pode continuar. Assim, temos discutido um ligeiro ajustamento fiscal para o próximo ano, o que quer dizer que o esforço de recolha de receitas vai continuar e a despesa não vai crescer ao mesmo ritmo”, declarou Doris Ross.

Fonte: O País

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome