Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Nôs média

14-11-2014 - Maria José Macedo

Não existem do meu ponto de vista em Cabo Verde órgãos de comunicação social de “referência” . Todos os órgãos de comunicação social, com destaque para os médias online devem trabalhar arduamente para zelar pelo profissionalismo e pela defesa de uma informação correta e verídica.

No entanto, tenho notado nos últimos três anos atropelos graves às regras da jornalismo. Casos deste tipo por exemplo não podem ser publicados com fotografias de supostos culpados como vi hoje de manhã numa dita imprensa online cabo-verdiana de “referência”.

A não utilização de fotografias prende-se com o facto de que existe aquele principio da presunção de inocência que é concedido a todos os cidadãos. Até que a justiça comprove que as pessoas envolvidas são culpadas, porquê expô-las antecipadamente perante o julgamento público ? Mesmo que tenham sido declarados culpados perante a lei, ficam com a imagem social totalmente lixada.

Não cabe aos órgãos da comunicação social julgar as pessoas na praça pública, portanto todo o cuidado é necessário por parte da nossa classe profissional no momento de informar o público. Principalmente tendo em conta um meio pequeno como o nosso onde as pessoas rapidamente ficam rotuladas quando as peças jornalísticas expõem fotografias envolvendo casos de práticas ilícitas ou criminosas como é o caso de acusação de lavagem de capitais.

Não quero com este post defender os prevaricadores, nada disso mas, vale lembrar de que cabe à justiça julgar e condenar os prevaricadores e não os médias, principalmente expondo fotografias nas noticias online cujo o impacto é sempre imediato.

A nível de noticias chamou a minha atenção esta demissão em Portugal por suposto plágio. Se fosse por cá onde muitos copiam e apoderam-se das ideias e criações dos outros, (habituados que estão ao sistema copy and paste) certamente que esta notícia não teria impacto nenhum.

E deu-me uma relativa “satisfação” ver ontem na TCV a tal publicidade de combustível que eu critiquei neste blogue com algumas partes cortadas ou seja corrigiram as falhas. Finalmente né ?

Mas, da próxima não falo nada no meu blogue, pois não ganho com isso nenhuma avença para aumentar a minha conta bancária . Eles que paguem os seus consultores nacionais ou expertises da área de publicidade e Marketing para lhes corrigir eventuais falhas.

Sobre Maria José Macedo (http://macedoonline.wordpress.com/2014/10/18/nos-media/ )

Cidadã cabo-verdiana. Jornalista e repórter da Rádio de Cabo Verde na cidade da Praia.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome