Angola: Benguela enfrenta crise energética
07-11-2014 - N.A.
As principais cidades da província de Benguela enfrentam fortes restrições no fornecimento de electricidade, havendo munícipes que chegam a ficar às escuras quase 24 horas.
Os sucessivos apagões, que já se vêm registando há mais de um mês, são o resultado de uma avaria técnica no antigo sistema de produção e distribuição, constituído por centrais térmicas.
Nos últimos dias, o Conselho de Ministros aprovou a segunda fase do projecto de extensão das redes eléctricas, mas o que acontece é que o descontentamento das populações acaba por ofuscar a medida do Executivo.
Em situação normal, a produção de energia para Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta ronda os 100 MW, quantidade insuficiente para fazer face à procura.
Assim, se em pleno funcionamento a energia já é insuficiente, com a avaria das centrais térmicas o quadro tornou-se insustentável. Enquanto se aguarda pela reabertura da barragem de Lomaum, reabilitada mas condicionada pelas linhas de transporte, o cenário de crise continua na ordem do dia.
Como seria de esperar, vários munícipes, desesperados, afirmam que a escuridão propicia os actos de criminalidade, queixando-se também da falta de condições para conservar alimentos. Estas reclamações ocorrem por toda a província, nomeadamente na capital, a cidade de Benguela.
Fonte: VOA
Voltar |